sexta-feira, 15 de junho de 2012

Amanhã é o dia D!!


Como já havíamos informado no blog, amanhã, sábado dia 16/06/2012, terá o início da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e ocorrerá até o dia 06/07/2012.  A meta da campanha é vacinar 95% das crianças menores de 5 anos, o que corresponde a 13,4 milhões de crianças.
Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), o certificado de eliminação da doença, e apesar de não termos registros de casos há 23 anos temos que ter cuidado, pois o vírus pode ser reintroduzido em território nacional, já que a doença está presente em 35 países, sendo 3 destes endêmicos (Afeganistão, Nigéria e Paquistão).

Vamos conhecer mais sobre a doença e a campanha:

O que é poliomielite?
Também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa viral aguda, que atinge principalmente crianças até os 5 anos de idade.  É caracterizada por uma paralisia flácida de início súbito, principalmente nos membros inferiores.

Como essa doença é transmitida?
É transmitida por um poliovírus, que entra pela boca, podendo ser carregado pelas fezes ou por gotículas lançadas pela boca durante a fala, tosse ou espirro de uma pessoa contaminada.  A falta de higiene e de saneamento básico nas moradias, além de aglomerações de crianças facilita a transmissão.

Quem deve ser vacinado amanhã?
A vacinação é para todas as crianças menores de 5 anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.  No caso de doenças graves, febre acima de 38°C ou com infecção devem ser avaliadas por um médico.

Onde as crianças podem ser vacinadas?
Amanhã, todos os postos de saúde estarão realizando a vacinação, de 8h as 17h, além destes alguns shopping centers, rodoviárias, escolas, entre outros locais.  De segunda-feira (18) até o dia 06 de julho, as crianças podem ser vacinadas nos postos de saúde, no horário padrão de cada um.

Meu filho já tomou a vacina contra a poliomielite este ano. Ele precisa tomar novamente?
Todas as crianças menores de 5 anos de idade deverão ser vacinadas com a vacina oral da poliomielite independentemente de tê-la recebido anteriormente.

Quando serão realizadas as campanhas de vacinação este ano?
A segunda etapa ocorrerá em 18 de agosto a 24 de agosto, e será chamada de Campanha Nacional de Multivacinação, sendo realizada a revisão e atualização dos cartões de vacina das crianças de zero a menores de 5 anos.

Para obter maiores informações sobre a campanha ou saber os locais de vacinação, entre em contato com o Disque-Rio, no telefone 1746, que funciona 24 horas.

Conheça o vídeo da campanha:

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Carlos Seidl, 785 - Caju - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 3890-4323 | (21) 3860-5858

Tecnologia do Blogger.