segunda-feira, 25 de junho de 2012

Brasil é o 17º em número de casos de tuberculose no mundo onde a doença representa a quarta causa de óbitos por doenças infecciosas e a primeira entre pacientes com Aids. Com o tema Ética do acesso ao diagnóstico, prevenção, cuidado e pesquisa na Tuberculose e Aids, o próximo Centro de Estudos da ENSP acontecerá no dia 27 de junho, tendo como expositores o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do MS, Dirceu Greco, e o coordenador do Programa Nacional de Controle de Tuberculose do MS, Draurio Barreira.
 A atividade, aberta a todos os interessados, está marcada para as 14 horas no salão internacional da Escola e será transmitida pela internet através do endereço www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos. O Centro de Estudos será coordenado pela pesquisadora do Centro de Referência Professor Hélio Fraga/ENSP Margareth Dalcolmo.

 
Sobre Tuberculose e Aids

A tuberculose se tornou prioridade no SUS e o Ministério da Saúde está investindo para a erradicação da doença no país. Estudo realizado pelo Ministério da Saúde mostrou que a tuberculose é mais frequente entre grupos populacionais que vivem em condições desfavoráveis de moradia e alimentação e entre pessoas com sistema imune deficiente e dificuldades de acesso aos serviços de saúde. O Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde definiu como prioritário as populações em situação de rua, a carcerária, os indígenas e as pessoas que vivem com HIV/Aids.

Em 2010, entre os casos novos de tuberculose notificados, cerca de 10% eram de pessoas infectadas pelo HIV, a chamada coinfecção. A Região Sul foi a que apresentou o maior percentual de pessoas com tuberculose e HIV (18,6% das pessoas com tuberculose têm o vírus), quase duas vezes superior à média nacional. Esse indicador está intimamente relacionado à realização do exame anti-HIV.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Carlos Seidl, 785 - Caju - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 3890-4323 | (21) 3860-5858

Tecnologia do Blogger.