quinta-feira, 28 de junho de 2012

Dia Rosa



O Centro Municipal de Saúde Fernando Antônio Braga Lopes, realizou no dia 27 de Junho das 8:00 ás 17:00hs o “ Dia Rosa”. Este dia foi idealizado visando promover a saúde da mulher através de palestras educativas, consultas, realização de Coleta Citopatológica (exame preventivo) e a solicitação e encaminhamento para realização de Mamografias e Ultrassonografias.
Optamos por não haver agendamento das consultas e da realização dos exames, mas sim, que houvesse um atendimento de demandas livres e desta forma facilitar o acesso destas usuárias, e verificamos que tivemos resultado positivo por termos feito esta opção. Muitas usuárias relataram que já estavam há alguns anos sem realizar seus exames preventivos pela dificuldade de conciliar seus horários de trabalho com o horário das consultas agendadas. 

O Dr. Eduardo Assad, da Equipe Pérola, fez uma palestra orientando as usuárias da importância da realização periódica do Exame Preventivo do Câncer de Colo de útero, cujo objetivo é detectar logo no início qualquer alteração. Nestes exames são coletadas células com uma simples raspagem indolor durante exame ginecológico. Além do câncer este exame pode detectar ainda infecções virais no colo uterino e dar informações sobre os níveis hormonais. É recomendado por mulheres sexualmente ativas acima de 21 anos e pode ser interrompido aos 65 anos de idade e deve ser realizado anualmente. Já a Mamografia é um método diagnóstico para detecção do câncer de Mama, permitindo o diagnóstico de lesões ainda bem pequenas e assim diminui a mortalidade por este tipo de câncer.

Foram realizadas neste dia: 213 Coletas Citopatológicas (exames preventivos); 63 atendimentos a mulher; 117 solicitações de mamografias; 13 solicitações de Ultrassonografias Transvaginais e 3 solicitações de Ultrassonografias de Mamas.

A Equipe de Saúde Bucal também aproveitou esta data para realizar Atividades Educativas em Grupo e orientações de Higiene Oral, Escovação, Aplicação de Flúor e a distribuição de 400 Kits odontológicos.


Cada Mulher que compareceu no “ Dia Rosa” foi acolhida com carinho pelos Agentes Comunitários de Saúde na chegada, pelos Médicos e Enfermeiros durante o atendimento, pelo setor administrativo da Unidade que se empenhou na feitura e entrega dos cartões do SUS e na saída cada uma delas recebeu um Kit de produtos para fazer unhas (Palito de laranjeira, lixa, esmalte).


Foi um dia muito produtivo e gratificante. Ouvimos o depoimento de muitas usuárias agradecidas pela oportunidade de colocar seus exames em dia, e assim manter sua saúde íntegra.


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Carlos Seidl, 785 - Caju - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 3890-4323 | (21) 3860-5858

Tecnologia do Blogger.