quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Saúde do Adolescente e do Jovem


Adolescente adoece de que ?


Além das velhas dores de cabeça, dores de barriga, cólicas menstruais e dores na coluna, muitas vezes negligenciadas e vistas como besteira ou invenção, o adolescente de hoje enfrenta problemas de saúde de gente grande, doenças crônicas que só apareciam lá para os 30 anos, quando você já tinha “vivido e feito toda besteira possível”.

A hipertensão arterial sistêmica (HAS), vulgo pressão alta; a diabetes mellitus (DM) e o câncer são mais comuns do que se imagina, em um estudo realizado em Porto (Portugal) por Ramos (2005) constatou-se que de 2023 adolescentes, 22,0% são hipertensos e 13,3% são pré-hipertensos. Já a DM tipo 1, que acomete crianças e jovens, atinge 2 de cada 1000 jovens.

Todos esses males estão ligados diretamente aos nossos hábitos de vida, fatores genéticos e ao meio ambiente, alguns poderão pensar que por ter fatores genéticos envolvidos, não se pode mudar o “destino de ter a doença”, mas o fator genético só irá se expressar se tiver um fator desencadeante, como foi citado antes, os nossos hábitos de vida e nossa relação com o meio ambiente interagem com o componente genético para o aparecimento/desenvolvimento da doença. Converse com seus amigos, parentes e pessoas que já tem HAS, DM ou câncer e pergunte o que a doença trouxe de limitação para a vida deles. Pense nos seus hábitos de vida: Você tem uma alimentação saudável? Você sabe o que é uma alimentação saudável? Faz exercício físico regularmente e sem exageros? É sedentário? Fuma, bebe ou usa outras drogas lícitas ou ilícitas?

A área técnica da saúde do adolescente e do jovem se encarrega da promoção, proteção e recuperação da saúde de jovens e adolescentes. Nessa página são encontrados dados sobre crescimento e desenvolvimento; saúde sexual e reprodutiva; e redução da mortalidade por violência e acidentes.

Dentre as ações da área técnica da saúde do adolescente e do jovem, encontram-se:
- Implementação das Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde;
- Implementação da Caderneta da Saúde do(a) Adolescente;
- Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em conflito com a lei, em regime de internação provisória;
- Implementação do Plano de Ação Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens.

Neste espaço do Portal Saúde, você encontra informações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde de jovens e adolescentes. Entre os dados disponíveis, destacam-se aqueles sobre crescimento e desenvolvimento; saúde sexual e reprodutiva; e redução da mortalidade por violência e acidentes.
Também estão disponíveis publicações e ações do Ministério da Saúde, com informações voltadas para este público, e links de acesso a instituições parceiras na elaboração de atividades que visam a atenção integral à saúde dos jovens.
Com a população bem informada, é possível reduzir a incidência de doenças, melhorar a vigilância à saúde e contribuir, assim, para a melhoria da qualidade de vida dos 54 milhões de cidadãos brasileiros com idades entre 10 e 24 anos.
Nossa Unidade tem se preocupado em ampliar o atendimento aos jovens e adolescentes do Caju. Com este intuito será criado brevemente o Grupo de Adolescentes que será administrado pela médica da Equipe Diamante Dra Maria Vitoria Seild. 



Fontes:
RAMOS, Elisabete; BARROS, Henrique. Prevalência de Hipertensão Arterial em adolescentes de 13 anos da cidade do Porto. Revista Portuguesa de Cardiologia. Porto, v. 24, n. 9, p. 1075 -1087, 2005. Disponível em: . Acesso em 17 out. 10

ALMINO, Maria Auxiliadora Ferreira Brito; QUEIROZ, Maria Veraci Oliveira; JORGE, Maria Salete Bessa. Diabetes Mellitus na adolescência: experiências e sentimentos dos adolescentes e das mães com a doença. Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo, v. 43, n. 4, dec, 2009. Disponível em: . Acesso em 17 out. 10

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Carlos Seidl, 785 - Caju - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 3890-4323 | (21) 3860-5858

Tecnologia do Blogger.