segunda-feira, 10 de setembro de 2012

10 de Setembro - Dia do Gordo?

Você está surpreso por existir o Dia do Gordo? É... Ele existe! Fomos conferir nas listas de datas comemorativas e lá estava: Dia 10 de Setembro - Dia do Gordo. Estas datas são criadas, geralmente, como forma de conscientização. Entretanto durante todo o dia, o que pudemos verificar nas redes sociais foram muitas piadinhas difamadoras. Mas a Obesidade é uma doença e deve ser tratada de forma séria.




De uma forma generalizada, a obesidade surge no organismo de alguém quando a quantidade de gorduras ingeridas é muito superiores às gorduras queimadas. Pode ocorre por várias causas, algumas delas nem sequer estão ligadas à alimentação e incluem fatores genéticos, ambientais, psicológicos e até sociais.
A obesidade não é hereditária, ou seja, não é por possuir um familiar próximo com obesidade que terá obrigatoriamente esse problema de saúde mas a convivência regular com essa pessoa, terá grandes probabilidades de adotar o mesmo tipo de hábitos que ela. Existem alguns estudos que referem a genética como uma causa da obesidade, mas nenhum desses estudos foi comprovado cientificamente, mesmo tendo alguns exemplos concretos, por isso não pode ser considerado uma das causas da obesidade.
O ambiente social em que está inserido é também um dos fatores para o surgimento da obesidade no seu organismo. Deve-se evitar mudanças drásticas de hábitos alimentares.
Muitas vezes a comida é vista como uma fuga a certas emoções sentidas no momento, podendo haver alguns problemas psicológicos que lhes faz ingerir uma grande quantidade de comida mas quando a pessoa não consegue controlar os seus atos, e a ingestão de comida se torna uma ato mecânico, então é sinal que a obesidade estará bastante próxima.
Existem ainda outras causas que podem levar à obesidade, ou simplesmente ao excesso de peso, como por exemplo: o hipertiroidismo, o síndrome de Cushing, a depressão ou esgotamento ou certos problemas neurológicos que levam a pessoa a mudar de vida completamente. Há ainda alguns medicamentos que têm como efeitos secundários ganhar algum peso, mesmo sem mudar o seu tipo de alimentação ou a quantidade. Nestes casos, é importante que o seu médico de família tenha conhecimento da situação o quanto antes para modificar o medicamento para evitar o excesso de peso.
 Então, neste dia onde se comemora o Dia do Gordo, vamos nos conscientizar que a obesidade é uma doença que, além de diminuir a qualidade e a expectativa de vida, aumenta o risco de diabetes, hipertensão, doenças coronariana e acidentes vasculares, entre outros problemas que podem levar à morte. 

Fonte:www.blog.saude.gov.br/
www.obesidade.org



0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Carlos Seidl, 785 - Caju - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 3890-4323 | (21) 3860-5858

Tecnologia do Blogger.