segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Exercícios físicos x prevenção da artrite reumatóide.

                            Artritereumatoide

A artrite reumatoide é uma doença crônica autoimune que causa inflamação e deformidade nas articulações. Sem motivo específico para o surgimento, geralmente se desenvolve nas pessoas a partir dos trinta anos. Estima-se que no Brasil 1,8 milhão de pessoas sofram da doença.

O reumatologista do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), vinculado ao Ministério da Saúde, Markus Bredemeier, explica que não existe uma forma de prevenção da doença, mas a prática de atividades físicas moderadas pode melhorar os sintomas e o quadro clínico de quem tem o problema. “Além de realizar exercícios físicos, é essencial a realização de acompanhamento por um reumatologista e o tratamento medicamentoso”, ressalta o médico.

A doença apresenta alguns sintomas como rigidez matinal das articulações que regride durante o dia, mal-estar, diminuição do apetite, perda de peso, cansaço, febre baixa, inchaço nas juntas das mãos, punhos, joelhos e pés, que se deformam com a evolução da doença. Outros sintomas são dor quando se está em atividade física, mesmo que mínima, ou até mesmo em repouso, atrofia e fraqueza muscular, incapacidade para realizar algumas ações. Para o diagnóstico da doença são levados em conta os sintomas, o resultado de exames laboratoriais (VHS, proteína C-reativa e fator reumatoide) e por imagem (raios X, ressonância magnética, ultrassonografia articular). O tratamento da doença varia de acordo com características de cada paciente e incluem, além do tratamento medicamentoso, repouso, exercício, terapia física, ocupacional, dietética, medidas para proteção e estrutura dos ossos.

 

A aposentada Guiomar Mônaco tem artrite há 35 anos. Ela conta como foram os primeiros sintomas e diz que seguir o tratamento é essencial para se viver bem com a doença. ”O primeiro sintoma foi dor no joelho, primeiro no direito, depois no esquerdo, dor muito grande, febre e ai começou a minha via crucie para descobrir o que eu tinha. De cinco anos para cá eu consegui controlar a minha doença. Eu aprendi muito sobre a minha doença, eu aprendi a me cuidar, aprendi a ser fiel ao tratamento. Tem que ter aderência total ao tratamento para ter sucesso. Pode ser qualquer tipo de tratamento. Se a pessoa iniciar e parar não vai ter sucesso.”

Novidade – O Ministério da Saúde, a partir desta semana, passa a oferecer gratuitamente, nas farmácias de alto custo do Sistema Único de Saúde (SUS), cinco novos remédios para o tratamento da artrite reumatoide: abatacepte, certolizumabe pegol, golimumabe, tocilizumabe e rituximabe. O objetivo é ampliar a oferta de tratamento para os pacientes que não correspondem aos tratamentos convencionais, ou que apresentam intolerância às demais terapias.

Atualmente o SUS disponibiliza 10 medicamentos para o tratamento da doença, em 15 diferentes apresentações. Destes, três são biológicos (adalimumabe, etanercepte, infliximabe), que atendem cerca de 30 mil pessoas. Os medicamentos diminuem a atividade da doença, previnem a ocorrência de danos irreversíveis nas articulações, aliviam as dores e melhoram a qualidade de vida do paciente.




0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Carlos Seidl, 785 - Caju - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 3890-4323 | (21) 3860-5858

Tecnologia do Blogger.