domingo, 11 de novembro de 2012

Limpeza dos Dentes à Noite é Fundamental Para Evitar Cárie nos Bebês

Graças ao programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde mais da metade das crianças do país estão livres das cáries desde 2010. Entre as orientações previstas no programa, está a que ressalta a importância de escovar os dentes dos bebês antes de dormir.
De acordo com o coordenador da Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, os cuidados devem começar assim que aparecerem os primeiros dentes de leite do bebê: “Assim que romper, iniciar a erupção do primeiro dente de leite, é importante que já inicie a higienização, porque aquela pequena parte do dente já está exposta a variações e se não higienizar corretamente, poderá já sofrer o processo de cárie dentária.”
Pucca falou também sobre a importância da limpeza da boca após a última mamada do bebê: ”Justamente no período noturno que a criança diminui o fluxo salivar, e a saliva é um importante veículo de limpeza da cavidade bucal e, durante a noite, o fluxo salivar fica também diminuído. Portanto, se restos alimentares ficarem na boquinha da criança durante o período noturno, esse é o período onde a maior agressão pode acontecer.”
Ainda de acordo com o coordenador da Saúde Bucal, uma alimentação saudável também é fundamental para prevenir caries nos bebês: ”Um dos fatores importantes no controle é o açúcar, que deve ser removido. Deve ser estimulada a amamentação materna, que é suficiente para a criança. Principalmente no período noturno não se recomenda mamadeira com açúcar.”
Com o programa Brasil Sorridente, as crianças podem ser atendidas de graça pelas Equipes de Saúde Bucal e nos Centros de ‘Especialidades Odontológicas do Sistema Único de Saúde  Para saber mais sobre as iniciativas do Brasil Sorridente acesse: www.saude.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Carlos Seidl, 785 - Caju - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 3890-4323 | (21) 3860-5858

Tecnologia do Blogger.