CMS FERNANDO ANTÔNIO BRAGA LOPES

Rua Carlos Seidl, 785 - Caju - Rio de Janeiro -CEP 20931-003| ☎ Telefone: (21) 3890-4323 | (21) 3860-5858
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h
Gerente: Dayanne Guerra | CNES 2277298 - ESF: 07 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Ensaio da Quadrilha para a Festa Julina

Ensaio da Quadrilha para a Festa Julina


Hoje, dia 28/06, o grupo de idosos participou de um ensaio para a quadrilha da festa julina da nossa unidade, que será realizada no dia 13/07 na nossa unidade.

Os participantes estavam muito animados e dispostos na dança.  Os ensaios são realizados Às segundas-feiras e quintas-feiras no exterior da unidade de saúde.  Venha você também participar.



Dia Rosa

Dia Rosa



O Centro Municipal de Saúde Fernando Antônio Braga Lopes, realizou no dia 27 de Junho das 8:00 ás 17:00hs o “ Dia Rosa”. Este dia foi idealizado visando promover a saúde da mulher através de palestras educativas, consultas, realização de Coleta Citopatológica (exame preventivo) e a solicitação e encaminhamento para realização de Mamografias e Ultrassonografias.
Optamos por não haver agendamento das consultas e da realização dos exames, mas sim, que houvesse um atendimento de demandas livres e desta forma facilitar o acesso destas usuárias, e verificamos que tivemos resultado positivo por termos feito esta opção. Muitas usuárias relataram que já estavam há alguns anos sem realizar seus exames preventivos pela dificuldade de conciliar seus horários de trabalho com o horário das consultas agendadas. 

O Dr. Eduardo Assad, da Equipe Pérola, fez uma palestra orientando as usuárias da importância da realização periódica do Exame Preventivo do Câncer de Colo de útero, cujo objetivo é detectar logo no início qualquer alteração. Nestes exames são coletadas células com uma simples raspagem indolor durante exame ginecológico. Além do câncer este exame pode detectar ainda infecções virais no colo uterino e dar informações sobre os níveis hormonais. É recomendado por mulheres sexualmente ativas acima de 21 anos e pode ser interrompido aos 65 anos de idade e deve ser realizado anualmente. Já a Mamografia é um método diagnóstico para detecção do câncer de Mama, permitindo o diagnóstico de lesões ainda bem pequenas e assim diminui a mortalidade por este tipo de câncer.

Foram realizadas neste dia: 213 Coletas Citopatológicas (exames preventivos); 63 atendimentos a mulher; 117 solicitações de mamografias; 13 solicitações de Ultrassonografias Transvaginais e 3 solicitações de Ultrassonografias de Mamas.

A Equipe de Saúde Bucal também aproveitou esta data para realizar Atividades Educativas em Grupo e orientações de Higiene Oral, Escovação, Aplicação de Flúor e a distribuição de 400 Kits odontológicos.


Cada Mulher que compareceu no “ Dia Rosa” foi acolhida com carinho pelos Agentes Comunitários de Saúde na chegada, pelos Médicos e Enfermeiros durante o atendimento, pelo setor administrativo da Unidade que se empenhou na feitura e entrega dos cartões do SUS e na saída cada uma delas recebeu um Kit de produtos para fazer unhas (Palito de laranjeira, lixa, esmalte).


Foi um dia muito produtivo e gratificante. Ouvimos o depoimento de muitas usuárias agradecidas pela oportunidade de colocar seus exames em dia, e assim manter sua saúde íntegra.


Campanha de Vacinação contra a Poliomielite

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite



No sábado, dia 16/06, houve a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite da Clínica, que se estenderá até dia 06 de julho. O CMS Fernando Antônio Braga Lopes, foi além da imunização, transformando a unidade em uma grande área de diversão, com diversas atividades recreativas e atividades de Educação em Saúde para as crianças que compareceram à vacinação.


Veja abaixo algumas fotos deste dia:



segunda-feira, 25 de junho de 2012

Hospital São Sebastião

Hospital São Sebastião


Neste sábado, 23/06, aconteceu uma reunião no Caju, na ocupação do Hospital São Sebastião chamada de "Terra abençoada II", com o Gerente do CMS Fernando A. Braga Lopes, Pablo Mello Guedes e a equipe de referência da área. A escolha da data foi a pedido do presidente da associação de moradores local, com objetivo de envolver maior número de moradores. Estavam presentes também Tatiana Bittencourt e Tatiane, ambas Assistentes Sociais do CRAS 15 de Maio, o Sr. Joel, representante da Comlurb, o Sr. Chico, presidente da associação de moradores local e a presidente da associação de moradores do São Sebastião, a Sra. Fátima.

No local, onde vivem aproximadamente 200 famílias, as condições locais do terreno são bastante preocupantes, visto que além de muito lixo e entulho para ser retirado, ainda existe lixo hospitalar espalhado em todas as partes. Ficou acordado algumas providencias que serão adotadas, como por exemplo, o PSF vai ao local atualizar a vacinação com dupla adulto e Hepatite B, a solicitação de retirada do lixo e entulho e isolamento da parte onde há maior quantidade de lixo hospitalar a céu aberto para que não haja situações de acidentes com esses materiais.   Alguns pontos foram esclarecidos aos moradores pelos profissionais presentes, como por exemplo, o trabalho que o PSF e o CRAS desempenham junto à comunidade com orientações e benefícios entre outras ações.








Brasil é o 17º em número de casos de tuberculose no mundo onde a doença representa a quarta causa de óbitos por doenças infecciosas e a primeira entre pacientes com Aids. Com o tema Ética do acesso ao diagnóstico, prevenção, cuidado e pesquisa na Tuberculose e Aids, o próximo Centro de Estudos da ENSP acontecerá no dia 27 de junho, tendo como expositores o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do MS, Dirceu Greco, e o coordenador do Programa Nacional de Controle de Tuberculose do MS, Draurio Barreira.
 A atividade, aberta a todos os interessados, está marcada para as 14 horas no salão internacional da Escola e será transmitida pela internet através do endereço www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos. O Centro de Estudos será coordenado pela pesquisadora do Centro de Referência Professor Hélio Fraga/ENSP Margareth Dalcolmo.

 
Sobre Tuberculose e Aids

A tuberculose se tornou prioridade no SUS e o Ministério da Saúde está investindo para a erradicação da doença no país. Estudo realizado pelo Ministério da Saúde mostrou que a tuberculose é mais frequente entre grupos populacionais que vivem em condições desfavoráveis de moradia e alimentação e entre pessoas com sistema imune deficiente e dificuldades de acesso aos serviços de saúde. O Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde definiu como prioritário as populações em situação de rua, a carcerária, os indígenas e as pessoas que vivem com HIV/Aids.

Em 2010, entre os casos novos de tuberculose notificados, cerca de 10% eram de pessoas infectadas pelo HIV, a chamada coinfecção. A Região Sul foi a que apresentou o maior percentual de pessoas com tuberculose e HIV (18,6% das pessoas com tuberculose têm o vírus), quase duas vezes superior à média nacional. Esse indicador está intimamente relacionado à realização do exame anti-HIV.

Dia Rosa

Dia Rosa

 Na próxima quarta-feira, dia 27 de Junho, acontecerá o " DIA ROSA" no CMS Fernando Antônio Braga Lopes.
Será um dia dedicado a saúde da mulher. Serão realizados exames com intuito de prevenir e diagnosticar doenças. 

Venha participar conosco!!!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Amanhã é o dia D!!

Amanhã é o dia D!!


Como já havíamos informado no blog, amanhã, sábado dia 16/06/2012, terá o início da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e ocorrerá até o dia 06/07/2012.  A meta da campanha é vacinar 95% das crianças menores de 5 anos, o que corresponde a 13,4 milhões de crianças.
Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), o certificado de eliminação da doença, e apesar de não termos registros de casos há 23 anos temos que ter cuidado, pois o vírus pode ser reintroduzido em território nacional, já que a doença está presente em 35 países, sendo 3 destes endêmicos (Afeganistão, Nigéria e Paquistão).

Vamos conhecer mais sobre a doença e a campanha:

O que é poliomielite?
Também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa viral aguda, que atinge principalmente crianças até os 5 anos de idade.  É caracterizada por uma paralisia flácida de início súbito, principalmente nos membros inferiores.

Como essa doença é transmitida?
É transmitida por um poliovírus, que entra pela boca, podendo ser carregado pelas fezes ou por gotículas lançadas pela boca durante a fala, tosse ou espirro de uma pessoa contaminada.  A falta de higiene e de saneamento básico nas moradias, além de aglomerações de crianças facilita a transmissão.

Quem deve ser vacinado amanhã?
A vacinação é para todas as crianças menores de 5 anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.  No caso de doenças graves, febre acima de 38°C ou com infecção devem ser avaliadas por um médico.

Onde as crianças podem ser vacinadas?
Amanhã, todos os postos de saúde estarão realizando a vacinação, de 8h as 17h, além destes alguns shopping centers, rodoviárias, escolas, entre outros locais.  De segunda-feira (18) até o dia 06 de julho, as crianças podem ser vacinadas nos postos de saúde, no horário padrão de cada um.

Meu filho já tomou a vacina contra a poliomielite este ano. Ele precisa tomar novamente?
Todas as crianças menores de 5 anos de idade deverão ser vacinadas com a vacina oral da poliomielite independentemente de tê-la recebido anteriormente.

Quando serão realizadas as campanhas de vacinação este ano?
A segunda etapa ocorrerá em 18 de agosto a 24 de agosto, e será chamada de Campanha Nacional de Multivacinação, sendo realizada a revisão e atualização dos cartões de vacina das crianças de zero a menores de 5 anos.

Para obter maiores informações sobre a campanha ou saber os locais de vacinação, entre em contato com o Disque-Rio, no telefone 1746, que funciona 24 horas.

Conheça o vídeo da campanha:
video

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Dia Mundial do Doador de Sangue

Dia Mundial do Doador de Sangue



Hoje, dia 14 de Junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue!  E para estimular a doação, o Ministério da Saúde lançou hoje a campanha para doação de sangue.  Dentre todas as ações está uma aplicatico “Banco de Doadores”, disponível na fanpage ‘Doe Sangue’.  A pessoa, ao se cadastrar nesse banco, coloca informações sobre tipo de sangue e outros dados, e quando o banco de sangue mais próximo da sua casa estiver baixo, o programa enviará um email a você convidando-o a doar, além de que pode ocorrer interação entre os usuários cadastrados.
Para doar, você precisa:
·         Ter entre 18 e 67 anos, a partir dos 16 anos também é possívela a doação, mas é necessário ter um termo de consentimento do responsável legal;
·         Pesar no mínimo 50 kg;
·         Não precisa realizar jejum, mas deve-se evitar gordura;
·         Pessoas com febre, gripe, resfriado, gravidez, pós-partos, uso de alguns medicamentos , pessoas que adotaram comportamento de risco para DST’s, entre outros não podem doar temporariamente;
·         Levar um documento com foto.

Quem não pode doar:
·         Hepatites após os 10 anos de idade;
·         Evidências clínicas ou laboratorial das seguintes doenças: Hepatite B e C, AIDS, doenças de Chagas ou doenças associadas aos vírus HTLV I ou HTLV II.
·         Uso de drogas ilícitas injetáveis;
·         Malária.

Existem um intervalo entre as doações que deve ser respeitado, para os homens o intervalo é de 60 dias e um máximo de 4 doações ao ano, já as mulheres o intervalo é de 90 dias e um máximo de 3 doações por ano.


Agora que você está mais informado sobre o assunto, venha e seja um doador também!!!! O endereço do hemocentro do nosso estado é:
 HEMORIO – Rua Frei Caneca, 08 – Centro. 

video

terça-feira, 12 de junho de 2012

Locais de Provas para processo seletivo de ACS

Locais de Provas para processo seletivo de ACS



A prova dos candidatos a ACS do CMS Fernando Antônio Braga Lopes será realizada amanhã, dia 13/06/2012 às 09:00 horas da manhã no seguinte endereço:
Auditório do 3º(terceiro) andar da Maternidade Praça XV

Praça Quinze de Novembro, 4 - Centro

domingo, 10 de junho de 2012

I Simpósio Estadual Cidades Amigas da Criança e do Adolescente

I Simpósio Estadual Cidades Amigas da Criança e do Adolescente




O X CONSOPERJ / I SIMPÓSIO ESTADUAL CIDADES AMIGAS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ocorrerá no dia 12 de Junho de 2012, terça-feira no Centro de Convenções Sul América na Sala 3.

PROGRAMAÇÃO:


10h às 12h - Roda de Conversa: POLÍTICAS E PROJETOS INDUTORES DO DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL
  • Saúde da criança e meio ambiente - Daniel Becker (Pediatra, Conselheiro do Centro de Promoção da Saúde).
  • Prioridades para a 1ª infância - Luciana Maria Borges da Matta Souza (Pediatra, articuladora da "Estratégia Brasileirinhos e Brasileirinhas Saudáveis" no Rio de Janeiro).
  • Protagonismo juvenil, saúde e cidadania - Lucas Pablo de Oliveira (Jovem dinamizador da Rede de Adolescentes Promotores da Saúde - RAP da Saúde / SMSDC RJ e CEDAPS).
  • Articulação de ações e políticas nos territórios pacificados -Daniele Mothci (Gerente de Gestão Institucional do Programa UPP Social / Instituto Pereira Passos).
  • A contribuição da mídia para o desenvolvimento das crianças e adolescentes - Cleide Ramos (Presidente da MultiRio / PCRJ).
Coordenação: Viviane Manso Castello Branco (Coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da SMSDC / RJ.

14:00 às 16:30h - Painel: DESENVOLVENDO REDES DE PROTEÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

  • Saúde na Escola - Aline Bressan (Coordenadora de Saúde Escolar / SMSDC -Rio de Janeiro)
  • Atenção à saúde da criança e do adolescente no âmbito da ESF -Daniel Soranz (Subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde / SMSDC - RJ)
  • Plataforma dos Centros Urbanos - Luciana Phebo (Coordenadora da UNICEF no Rio de Janeiro)
  • Empoderamento de mães adolescentes no contexto de violência urbana -Cynthia Ozon (Coordenadora do "Programa Mães Adolescentes e suas Crianças" / Comitê Internacional da Cruz Vermelha)
Coordenação: Anna Tereza Miranda Soares de Moura (Presidente do Comitê de Segurança e Direitos da Crianças e Adolescentes / SOPERJ)
Inscrições gratuitas: soperj@soperj.org.br
Informações: 25313313
Evento gratuito aberto a estudantes e profissionais da área de saúde e parceiros. 

sábado, 9 de junho de 2012

Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite

Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite


A do dia 16 de Junho, começa a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, que será encerrada no dia 06 de Julho. Todas as crianças menores de cinco anos devem tomar as duas gotinhas da vacina, inclusive aquelas que ainda não completaram um ano de vida.


O dia D da campanha será 16 de junho, um sábado, quando equipes com profissionais da área de saúde  estarão de plantão das 8 horas até as 17 horas. É importante que os pais levem a carteirinha de vacinação.



O Brasil possui um certificado de erradicação da paralisia infantil, ou seja, não existem mais casos registrados da doença no país, porém, ela ainda não foi erradicada em todo o planeta, existindo a possibilidade de importação do vírus da Ásia e da África, por exemplo, por isso é importante continuar a vacinação, para prevenir novos casos.


Dia Nacional de Imunização

Dia Nacional de Imunização


Hoje é o Dia Nacional de Imunização.  E o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, tem muito que comemorar. O programa nasceu em 1973 com o objetivo de coordenar as ações de imunizações no Brasil. Mas há quase quatro décadas, vem mudando a história do país.  Ao longo do tempo, sua atuação apresentou avanços consideráveis e hoje, é parte integrante do Programa da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo a coordenadora do PNI, Carla Domingues, o Ministério da Saúde disponibiliza por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) 42 imunobiológicos (vacinas e soros) que estão disponíveis em 34 mil salas de vacinas existentes no país. “É muito importante que as pessoas procurem um posto de saúde, se protejam e mantenham o cartão de vacinação atualizado, pois a vacinação é a maneira mais eficaz de evitar diversas doenças, como sarampo, tuberculose, rubéola, gripe, hepatite B, entre outras”, explica Carla.
Cada vacina segue um esquema diferenciado, por isso é necessário que o paciente complete o ciclo determinado por cada uma. “Existem vacinas que necessitam de uma dose, outras de duas ou três. Apenas com o esquema completo, a pessoa vai estar devidamente imunizada, pois o organismo vai criar anticorpos em níveis adequados e a vacina terá uma eficácia em torno de 95 a 100%. Um exemplo é a hepatite B: você toma uma dose, depois de trinta dias outra e com seis meses, você toma a terceira dose. Mas infelizmente, muitos se esquecem da terceira dose”, explica.
A cobertura vacinal do PNI engloba diferentes faixas etárias. “Vale ressaltar que os postos de vacinação não disponibilizam apenas vacinas para crianças, mas também para os adolescentes, idosos, para a família toda”, afirma Carla.
A vacina contra meningite C, por exemplo, é administrada em duas doses aos 3 e 5 meses de idade, com intervalo entre as doses de 60 dias, e mínimo de 30. O reforço é recomendado preferencialmente entre 12 e 15 meses de idade. Outro exemplo é vacina contra febre amarela, onde é indicada uma dose aos residentes ou viajantes para os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais e alguns municípios dos estados do Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A população indígena também está dentro do PNI, onde são oferecidas diversas vacinas para diferentes faixas etárias.
As viagens internacionais não ficam de fora. Todos aqueles que pretendem visitar outros países devem estar vacinados contra o sarampo e a rubéola. Os vírus causadores dessas doenças ainda circulam intensamente em diversos países do mundo. Por isso, ao viajar para o exterior, as pessoas que não foram vacinadas ficam expostas ao risco de contrair sarampo e rubéola, podendo contribuir a reintrodução dessas doenças no Brasil. É importante que os viajantes não vacinados recebam a vacina pelo menos 15 dias antes da partida. A vacina tríplice viral, disponível pelo SUS, é eficaz contra sarampo, rubéola e caxumba.
Evolução - O esquema de vacinação do Brasil tem crescido a cada ano. Em 1992, por exemplo, o PNI disponibilizava 12 tipos de vacinas e atualmente, esse número subiu para 14. Outra conquista foi a manutenção da erradicação da poliomielite e do sarampo e a eliminação do tétano neonatal. Além disso, doenças como difteria, coqueluche, tétano acidental, hepatite B, meningites, febre amarela, formas graves da tuberculose, rubéola e caxumba também foram controladas em alguns estados brasileiros.
Doses – A cada ano, o Ministério da Saúde aumenta sua cobertura vacinal. Carla lembra que, em 2006, foi incluída no calendário do Ministério a vacina contra o rotavírus, e em 2010, doses para meningite C conjugada. “Neste ano, estaremos introduzindo a pentavalente e a pólio inativada no calendário. O PNI é um programa que está sempre crescendo no sentido de ampliar a oferta de imonubiológicos para a população brasileira. Lembrando também que o Brasil é o país que mais oferece vacinas gratuitas por meio da rede pública”, comemora.

Cursos Gratuitos

Cursos Gratuitos


Todos os cursos do  Instituto Legislativo Brasileiro são abertos ao Público e Gratuitos.
Abaixo, segue a relação de cursos a distância sem tutoria. 

Bom curso e bom proveito!!!



Para visitar o site acesse o link:

A dor de um acidente pode durar para sempre...

A dor de um acidente pode durar para sempre...


Atualmente, a principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo é o acidente de trânsito. O Brasil, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), é o quinto país em número de mortes por este tipo de acidente. 

No ano passado, o Ministério da Saúde registrou 153,6 mil internações no SUS (Sistema Único de Saúde) de vítimas de acidente de trânsito e a região sudeste do Brasil registra quase metade dessas internações, o equivalente a 46%. No ano de 2010, foram contabilizadas 42.844 mortes por acidentes de trânsito, sendo 81,5% do sexo masculino. 
Por causa destes dados, o Ministério da Saúde e o Ministério das Cidades lançou no ano passado o Pacto Nacional Pela Redução dos Acidentes de Trânsito – Pacto pela Vida, com o objetivo de movimentar a sociedade com ações para a redução do número de vítimas de acidentes de trânsito em todo o Brasil pela a metade até 2020. 
Através da Resolução A/RES/64/255, de 02 de março de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas definiu o período de 2011 a 2020 como a Década de Ações para a Segurança no Trânsito. 
Neste feriado de Corpus Christi, foi lançada uma campanha com o cantor Leonardo, para alertar os motoristas sobre os riscos de acidentes nas ruas e estrada no feriado e nas festas juninas. E tem o slogan “A dor de um acidente pode durar para Sempre”. Veja o vídeo da campanha:

Dica#: Combine com o seus amigos para que um de vocês seja um motorista da vez ou na hora de voltar encontre o táxi mais próximo que vai te levar em casa depois da diversão. Lembre-se: Sua vida vale muito mais. 



#Bebida e direção não combinam# 


#Seja consciente, mantenha as mãos no volante e não mexa no celular# 


Entre no site e confira mais detalhes: http://www.paradapelavida.com.br/

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Cuidados necessários nas Festas Juninas

Cuidados necessários nas Festas Juninas



Neste mês de junho, o número de acidentes com fogos de artifício e fogueiras cresce, principalmente em crianças. No Brasil, acontece por ano, cerca de um milhão de acidentes por queimadura, sendo que 40% destes acidentes estão na faixa etária de 3 a 12 anos. 

Assim, aconselha-se que o manuseio destes tipos de materiais deve ser cauteloso, já que pode causar graves ferimentos. É preciso estar atento, já que as pessoas ignoram os riscos e não lêem as instruções das embalagens. Por exemplo, a bomba do tipo 'busca pé' pode causar cegueira, além de queimaduras de primeiro a terceiro graus.


Orientações:
  1.  Evitar o uso de fogos de artifícios, ou se for o caso não deixar crianças manuseá-los; 
  2. Acender as fogueiras em lugares isolados;
  3. Não estourar foguetes próximos a residências;
  4. Deixe caixas de fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças;
  5. Não transporte bombinhas nos bolsos;
  6. Utilizar um equipamento de proteção, caso utilize os fogos de artifícios ou foguetes;
  7. Não utilizar fogos com álcool, pois pode causar uma explosão;
  8. Não passar nenhum creme ou pomada caseira na queimadura;
  9. Não estourar a bolha da queimadura;
  10. Não passar pasta de dente, clara, café ou manteiga na queimadura;
  11. Usar somente água corrente na queimadura;
  12. Ligar para o Corpo de Bombeiros (193) ou SAMU (192) ou levar imediatamente no serviço de saúde de emergência mais próximo.

Você sabia que...
De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, Lei nº 9.065, de fevereiro de 1998, que a fabricação, venda, transporte e uso de balões é crime, cuja a pena prevista é de um a três anos de detenção ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.


NÃO SOLTE BALÕES!!!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Funcionamento das Unidades de Saúde durante o Feriado de Corpus Christi

Funcionamento das Unidades de Saúde durante o Feriado de Corpus Christi


Durante o feriado prolongado de Corpus Christi, os hospitais de emergência e unidades 24 horas da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil funcionarão ininterruptamente entre os dias 7 e 10 de junho. Os 29 polos de atendimento à dengue também estarão abertos no período, sendo que nove unidades funcionarão 24 horas e outras 20, das 8h às 20h. Funcionamento das unidades de saúde no feriado de Corpus Christi.


As unidades primárias de saúde (clínicas da família, centros municipais de saúde e policlínicas) estarão fechadas hoje, dia 7, e no domingo, dia 10; na sexta-feira funcionarão até as 13h; e no sábado terão funcionamento normal. Mais informações podem ser obtidas através da Central de Atendimento da Prefeitura (1746).


Dia Nacional do Teste do Pezinho - 06 de Junho

Dia Nacional do Teste do Pezinho - 06 de Junho


Comemora-se hoje o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Com capacidade para identificar quatro doenças – hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, fibrose cística e doença falciforme –, ele é feito a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido. Por ser uma parte do corpo rica em vasos sanguíneos, o material pode ser colhido por meio de um único furinho, feito de forma rápida e quase indolor para o bebê.



O Ministério da Saúde investe anualmente, em média, R$ 52 milhões, mas a meta é que esse valor chegue a R$ 120 milhões. Todos os estados contam com Serviços de Referência em Triagem Neonatal e postos de coleta (de sangue) para realização do teste – são 30 serviços de referência e 17.854 postos. O secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, destaca que o Teste do Pezinho, obrigatório no país, é a primeira etapa da triagem neonatal. “O teste é uma ação preventiva que permite fazer o diagnóstico de algumas doenças a tempo de interferir na evolução delas, por meio do tratamento precoce específico, permitindo a diminuição ou a eliminação das sequelas associadas a cada uma”, destaca o secretário.




No ano passado, 2.861.868 crianças realizaram o Teste do Pezinho. Desse total, 62,11% das crianças tiveram acesso aos serviços de saúde para coleta sanguínea no período ideal (até sete dias de nascido). Em 2004, apenas 44,85% das crianças tiveram a coleta realizada no período adequado.



O coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez, detalha o que o Teste do Pezinho pode prevenir: “O Teste do Pezinho é o que há de mais importante dentro da medicina preventiva, porque permite diagnosticar doenças que se não tratadas precocemente, podem desenvolver sérios problemas às crianças. Por exemplo, se o hipotireoidismo congênito e a fenilcetonúria não forem diagnosticadas logo e tratadas, as crianças podem desenvolver deficiência mental”.


Triagem Neonatal – Além do Dia Nacional do Teste do Pezinho, nesta quarta-feira também se comemora os 11 anos do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). O PNTR, no qual se realiza o Teste do Pezinho, alcançou 83% das crianças que nasceram no ano passado. Em 2000, o índice de cobertura nacional era de 56%. O PNTN abrange, além da realização dos exames e detecção precoce de doenças, o acompanhamento e o tratamento dos pacientes. Em dez anos foram realizados mais de 28 milhões de exames no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O intuito do programa é expandir e qualificar os serviços nos estados e incluir, gradativamente, exames e tratamento para duas novas doenças – Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase, com início de triagem em 2013.

Segundo Guilherme Genovez, é preciso estruturar os serviços para que todos os estados tenham condições de realizar o diagnóstico das seis doenças até 2014. Ele afirma que incluir o diagnóstico da Hiperplasia Adrenal Congênita, por exemplo, é de extrema importância porque, se não diagnosticada nas duas primeiras semanas de vida, pode levar à morte da criança. “Isso não pode mais acontecer. Estamos trabalhando na extensão do Programa de Triagem Neonatal, mas isso também depende dos gestores locais. É importante que a sociedade cobre dos secretários estaduais e municipais de saúde a implementação dessas políticas no estado, porque o Governo Federal está fazendo a parte dele”, alerta.

Mês de Prevenção das Violências no Namoro

Mês de Prevenção das Violências no Namoro


Junho é o mês dos namorados e, portanto, oportunidade para valorizar a gentileza e a solidariedade no namoro e promover a prevenção das diversas formas de violência íntima.


A violência no namoro tem impactos para a saúde e pode gerar consequências como a baixa autoestima, depressão, consumo de álcool e outras drogas e relações sexuais desprotegidas. Desfazer o tabu e conversar sobre as diversas formas de violência que podem ocorrer nos relacionamentos é a melhor forma de prevenir e enfrentar o problema.

Durante o Mês de Prevenção das Violências no Namoro, diversas unidades de saúde e outros espaços de promoção da saúde realizam atividades para fomentar a reflexão e o debate sobre o tema. A campanha é uma iniciativa da Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (CPAI/SPS/SMSDDC-RJ), o Núcleo de Promoção da Solidariedade e Prevenção das Violências do Município do Rio de Janeiro e o Comitê Vida.

Dr. Daniel Soranz é condecorado com a Medalha Tiradentes

Dr. Daniel Soranz é condecorado com a Medalha Tiradentes



Na noite desta quinta-feira, dia 31 de maio, Dr. Daniel Ricardo Soranz foi agraciado com a Medalha Tiradentes.  A cerimônia de entrega da Medalha ao Subsecretário de Saúde do Município do Rio de Janeiro, se realizou no Palácio Tiradentes, situado na rua Primeiro de Março, S/Nº - Praça XV. 


A Medalha Tiradentes foi instituída pela Resolução Nº 359 de 1989 em 8 de agosto de 1989 e é destinada a premiar pessoas que hajam prestado relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro. A entrega da Medalha Tiradentes é realizada apenas uma vez em cada ano e é acompanhada de diploma, sendo a mais alta condecoração concedida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.


A concecoração foi feita pela autora da Ementa que concedeu a medalha e seu respectivo Diploma ao Dr. Daniel Soranz, a Deputada Lucinha.

Daniel Ricardo Soranz é Médico Sanitarista, especialista em Medicina da Família e comunidade pela AMB. Mestre em saúde pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Professor/ Pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (FIOCRUZ). Atualmente ocupa o cargo de Subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde do Município do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Gestão, Vigilância em Saúde, Medicina de Família e Comunidade, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção básica, processo de trabalho em saúde, sistema de informações e políticas públicas.

O CMS FErnando Antônio Braga Lopes parabeniza o Dr. Daniel Soranz pela homenagem.
Palacio Tiradentes

Deputada Lucinha

Entrega da Medalha



Dr. Daniel Soranz é recebido de pé







Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
14133 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Carlos Seidl, 785 - Caju - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 3890-4323 | (21) 3860-5858

Tecnologia do Blogger.