CMS FERNANDO ANTÔNIO BRAGA LOPES

Rua Carlos Seidl, 785 - Caju - Rio de Janeiro -CEP 20931-003| ☎ Telefone: (21) 3890-4323 | (21) 3860-5858
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h
Gerente: Dayanne Guerra | CNES 2277298 - ESF: 07 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Campanha Fique Sabendo

Campanha Fique Sabendo



No dia 29 de setembro de 2012, acontecerá a campanha Fique Sabendo em todas as unidades de saúde da Atenção Primária (Clínicas de Familia, CMS, etc). Será disponibilizado pelos profissionais de saúde para a população:

- Testagem rápida para HIV (Aids);
- Testagem para Sífilis;
- Coleta de exames citopatológicos (preventivo);
- Aferição da Pressão Arterial e da Glicemia.

O FiqueSabendo é uma mobilização de incentivo ao teste de aids e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame. Artistas e formadores de opinião já estão se envolvendo para incentivar a população a fazer o teste e diminuir cada vez mais o preconceito em relação ao HIV/aids. 

Fazer o teste de aids é uma atitude que mostra como você se preocupa com a sua saúde.


Texto e fotos: CAP 1.0 

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Treinamento para o Tratamento do Tabagismo

Treinamento para o Tratamento do Tabagismo


Aconteceu no auditório Bárbara Starfield (OTICS - Rio), o 64 º Treinamento para o tratamento do Tabagismo para profissionais de saúde da prefeitura do Rio de Janeiro.  Esse treinamento aconteceu nos dias 20 e 22 de agosto de 2012, e a nossa unidade foi representada pelo Dr. Eduardo Assad, a Dra. Ana Rita e o Enfermeiro Thiago Wendel, estes responsáveis pelo grupo de Tabagismo em nossa unidade.


Foram abordados diversos assuntos no treinamento, entre eles: O que é o tabagismo, quais as doenças causadas pelo fumo, os medicamentos usados no programa, danos ao meio ambiente, principais substâncias tóxicas, anamnese e clínica para o tratamento do tabagismo e onde encontrar ajuda.



Acontecerá um próximo treinamento que será realizado nos dias 1º e 5 de outubro de 2012, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Aproveitando lembro que hoje inicia mais um grupo de Tabagismo, onde as reuniões acontecem na quinta-feira, às 09 horas, no CRAS XV de Maio. 


quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Dia Nacional de Combate ao Fumo


Criado em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.


No Brasil, o INCA é o órgão do Ministério da Saúde que coordena o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. O Programa visa à prevenção e à cessação do tabagismo na população por meio de ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis e que contribuam para a redução da incidência e da mortalidade por câncer e doenças tabaco-relacionadas no país.



Dentre as atividades do Programa, incluem-se ações de educativas que objetivam manter um fluxo de informações contínuas sobre tabagismo. Os eventos e campanhas das datas institucionais, como é a campanha de 29 de agosto integram esse contexto e objetivam dar visibilidade à prevenção e ao controle do tabagismo.


A campanha deste ano, que dá continuidade à estratégia iniciada no dia 31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco –, aborda impacto socioambiental da indústria, com destaque (conceito e imagem central) para as questões que afetam o meio ambiente. É uma campanha de massa, com foco no público jovem e adulto (aproximadamente de 16 a 50 anos), de ambos os sexos, incluindo fumantes ou não. A opção por focar o público jovem parte da estratégia para prevenir a iniciação e a experimentação (que ocorre principalmente na faixa etária de adolescentes e jovens, aproximadamente entre 13 e 25 anos).


Cigarro não combina com a saúde do planeta. Nem com a sua. 


Basta manter um cigarro aceso para poluir o ambiente. A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono (o mesmo que sai do escapamento dos veículos), substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações. Imagine a quantidade de toxidade que várias pessoas fumando deixam no nosso Planeta.

Além dos danos à saúde (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata entre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: uso de agrotóxicos, adoecimento dos fumicultores, inclusive crianças e adolescentes, desmatamento, incêndios, resíduos urbanos e marinhos.

Os agricultores são vítimas de doenças causadas pelos pesticidas e pelo manuseio da folha de tabaco (doença do tabaco verde, com sintomas que incluem náusea, vômito, fraqueza, dor de cabeça, tonteira, dores abdominais, dificuldade para respirar e alteração na pressão sanguínea). Dentre as crianças e adolescentes de 5 a 15 anos envolvidas em atividades agrícolas na região Sul do Brasil, 14% trabalham no cultivo do tabaco, ficando expostas a grandes quantidades de agrotóxicos.

Nos países em desenvolvimento, o desmatamento devido ao plantio e secagem das folhas do tabaco corresponde a 5% do total. Para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é sacrificada. O fumante de um maço de cigarros por dia consome duas árvores em um mês. Ainda que as zonas desmatadas sejam reflorestadas, não são refeitas as condições naturais quanto à flora e à fauna da mata virgem. O desmatamento está associado ainda a surtos de doenças infecciosas, e à erosão e destruição do solo.


Pelo menos 25% dos incêndios rurais e urbanos são causados por pontas de cigarros. Os filtros, por sua vez, estão carregados de materiais tóxicos que podem demorar mais de cinco anos para se decompor. Há contaminação do solo e bloqueio dos sistemas das águas e esgoto.

As pontas de cigarros são levadas pela chuva para rios, lagos, oceanos, matando peixes, tartarugas e aves marinhas que podem ingeri-las.

Respeite a sua saúde e a saúde do planeta. Ambiente saudável é ambiente livre do cigarro. 

Fonte:http://www.inca.gov.br/tabagismo/






terça-feira, 28 de agosto de 2012

Grupo de Gestantes

Grupo de Gestantes

Hoje tivemos no CMS Fernando Antônio Braga Lopes o nosso Grupo de Gestante. Estiveram presentes neste encontro 06 gestantes.

O tema abordado hoje foi "Pré-natal".

O grupo se reune quinzenalmente às terças-feiras a partir das 15 horas sob a responsabilidade do nosso Gerente Pablo Mello.




Você que está gestante e tem interesse em participar deste Grupo, poderá comparecer a nossa Unidade no dia 11 de Setembro quando acontecerá nosso próximo encontro ou procurar seu Agente Comunitário de Saúde  pedir maiores informações.

domingo, 26 de agosto de 2012

Atendimento Odontológico para Pessoas com Necessidades Especiais

Atendimento Odontológico para Pessoas com Necessidades Especiais

Hospital Barata Ribeiro conta com setor especializado há 20 anos
Quem tem um familiar com deficiência mental ou neurológica grave sabe bem como é importante ter um atendimento médico que respeite as limitações inerentes à deficiência desse indivíduo. No campo da odontologia, na cidade do Rio de Janeiro, essas pessoas encontram no Hospital Barata Ribeiro, um setor especializado, com um serviço que existe há 20 anos. Por dia, são atendidos cerca de 25 pacientes com deficiências graves, como por exemplo paralisia cerebral, autismo, síndrome de Down, entre outras.

A Dra Andrea Vecchiate chefia uma equipe especializada no tratamento dentário em pacientes com problemas neurológicos e psiquiátricos, que conta também com uma técnica de saúde bucal e quatro dentistas, sendo dois no ambulatório e dois no centro cirúrgico. As consultas são realizadas no ambulatório, nos procedimentos mais rotineiros e simples, ou no centro cirúrgico, com o auxílio de sedação, em casos extremos. Ela explica que um dos fatores mais importantes é o atendimento preventivo realizado pela equipe, pois a maioria dos atendidos não deixa seus cuidadores fazer uma boa higiene bucal.



"Nosso tratamento se caracteriza pelo acompanhamento periódico desse paciente. Eles não recebem alta, justamente porque sabemos da dificuldade que os familiares têm em fazer uma escovação correta neles. Então, a cada seis meses os nossos pacientes retornam para realizar aplicação de flúor e fazer raspagem dos resíduos. Com isso, conseguimos manter esse paciente sem cáries, e esse é o nosso objetivo", explicou Andrea.

No ambulatório, aguardando atendimento, estava Marcio Sanches de Oliveira, de 39 anos, que tem deficiência mental, acompanhado pela mãe, Nazareth Sanches. Ela conta que desde 2008 o filho se trata naquele setor.


"Eu soube da existência desse serviço por intermédio de amigos. Meu filho estava com problemas no dente sizo e aqui consegui resolver, disse Nazareth."



Ela conta ainda que antes de chegar ao Hospital Barata Ribeiro buscou atendimento para o filho em outros locais, mas não encontrou.

"Eu já tinha procurado atendimento para ele em diversos lugares, até mesmo particulares, mas não encontrei nenhuma equipe profissional com esse carinho, essa dedicação que temos aqui".


O serviço de Odontologia para pacientes com necessidades especiais funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas. O Hospital Municipal Barata Ribeiro fica na Rua Visconde de Niterói nº 1.450, próximo à quadra da Mangueira. Para marcar a primeira avaliação é preciso se dirigir ao Serviço Social da unidade, levando um documento do futuro usuário e de seu responsável, além de comprovante de residência. 



Mais informações pelos telefones: 2284-1867 e 2212-2016.

Fonte:http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?article-id=3078208

II Encontro do Projeto Respiração

II Encontro do Projeto Respiração



Na sexta-feira, dia 24/08, realizamos em nossa unidade a segunda Reunião do Projeto Respiração.

Neste encontro, a Enfermeira Cristiane Menezes, a Enfermeira Graça Alves e a Farmacêutica Dayanne Guerra, formaram uma roda de conversa com os usuários e tiraram as dúvidas dos mesmos, orientaram quanto a doença e tratamento, e novamente houve uma grande interação dos usuários.  Após a roda de conversa, Cristiane Menezes fez alguns exercícios para melhora da função respiratória e para que eles possam fazer em casa.  Ela também trouxe alguns brindes para os que iniciaram o tratamento essa semana e  para quem participou mais.

Iniciamos e terminamos a nossa reunião com um delicioso café da manhã.  E a próxima reunião já está agendada, será no dia 21/09, às 09 horas.

26 de Agosto: Dia Internacional da Igualdade da Mulher

26 de Agosto: Dia Internacional da Igualdade da Mulher


Durante o século passado, as mulheres quebraram tabus e ocuparam espaços no mercado de trabalho, atendendo as suas necessidades pessoais e familiares e, mais recentemente, atingindo a realização pessoal. Seus papéis se acumularam e o estereótipo de “Super Mulher” se tornou quase um modelo para as mulheres de todas as idades e classe sociais.

Hoje em dia a superação das desigualdades entre meninos e meninas começa no acesso a escola. A educação é fundamental para a valorização e capacitação de mulheres que ocupam cargos cada vez mais ativos, sejam na economia, na política, na sociedade ou no desenvolvimento pessoal.

Ainda no Brasil mulheres que exercem a mesma função que homens chegam a ganhar salário inferior.

O que podemos fazer para promover a igualdade entre os sexos e valorizar o direito das mulheres.

  • Apoiar programas de melhoria para qualificação profissional.

  • Valorizar o trabalho da mulher, procurando criar as mesmas igualdades sociais entre os gêneros.

  • Criar e divulgar centros de atendimento para mulheres que sobre violência física e psicológica.

  • Divulgar centros de apoio para novas oportunidades de trabalho voltado para as mulheres.

  • Apoiar ações sócias que estimulam as mulheres a buscar alternativas de geração de renda.

  • Educar os filhos e filhas sobre a igualdade entre gêneros.

  • Não impor expressões como “isso é coisa de mulher” ou “isso é coisa de homem”, que seja contra a dignidade de ambos os sexos, ou que coloquem em situação de inferioridade.

  • Denunciar casos de violência e abuso sexual pelo disque denuncia da policia civil.

  • Elaborar atividades em prol da melhoria de auto-estima das mulheres promovendo a valorização e o respeito.

O Instituto Consulado da Mulher acredita que a mulher é o pilar de sustentação da família, e agente transformador do seu entorno.  Ao entender as oportunidades para ampliação de sua renda, ela percebe uma nova forma de viver e relacionar-se com o mundo, multiplicando esse conhecimento para seus filhos e demais familiares.

    Os empreendimentos assessorados pelo Consulado da Mulher são formados por uma maioria de mulheres de baixa renda, com idade mínima de 16 anos e com dificuldades de acesso ao mercado de trabalho e à economia formal, ocasionadas pela falta de capacitação técnica. Geralmente responsáveis pelas tarefas domésticas e dos filhos, o que dificulta a prática de atividade remunerada, muitas delas possuem dificuldades de acesso a recursos básicos, como transporte e meios de informação.

    O Conselho de Responsabilidade Social, criado para pensar nessas questões, baseou-se na meta três dos Objetivos do Milênio, “Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres”, para definir o foco de trabalho: melhoria da qualidade de vida da mulher, promoção da cidadania, troca de conhecimentos, melhoria da auto-estima e, principalmente, a melhoria nas relações sociais e de gênero.

    quinta-feira, 23 de agosto de 2012

    Agradecimentos

    Agradecimentos

    Queremos agradecer aos moradores da Quinta do Caju pela nota colocada no Jornal "Informe Caju", jornal local do bairro.  Vejam abaixo a nota: 


    quarta-feira, 22 de agosto de 2012

    Brasil: 3º país com maior número de ex-fumantes

    Brasil: 3º país com maior número de ex-fumantes

    O Brasil é o terceiro país com a maior taxa de fumantes que largaram o vício, segundo a revista The Lancet., além de ser o país com a menor taxa de homens fumantes em relação ao total da população.
    Segundo a pesquisa feita entre outubro de 2008 e março de 2010, 46,4% dos homens brasileiros e 47,7% das brasileiras que fumavam diariamente abandonaram o vício. 
    O levantamento foi realizado nos Estados Unidos, no Reino Unido e em 14 países de “baixa ou média renda”: Brasil, Bangladesh, China, Egito, Índia, México, Filipinas, Polônia, Rússia, Tailândia, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Vietnã.
    Segundo os autores, existe uma “epidemia global de uso de tabaco” nos países em desenvolvimento no século 21. O fumo “causa cerca de 9% das mortes no mundo”. De acordo com a OMS, seis milhões de pessoas morrem por causas ligadas ao tabaco todos os anos.
    De todos os países estudados, o Brasil tem a menor porcentagem de homens fumantes: 21,6%, já que esse hábito vem crescendo entre as mulheres do nosso país.
    Segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde, pesquisa realizada pela Vigitel (Vigilância de Fatores de Riscos e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), 18,1% dos homens e 12% das mulheres do nosso país admitem ser fumantes.


    terça-feira, 21 de agosto de 2012

    II Mutirão de Atendimento para Atestado de Aptidão Física

    II Mutirão de Atendimento para Atestado de Aptidão Física



    No sábado, dia 18, foi realizado o segundo Mutirão de Atendimento aos nossos usuários para o fornecimento de Atestado Médico para a prática de atividade física na Vila Olímpica Mané Garrincha.  Foram atendidos 523 usuários.  

    A Equipe da Saúde Bucal aproveitou a oportunidade para a distribuição de Kits de Higiene Bucal e atividades de Promoção de Saúde.  Houve a distribuição de 1547 kits de higiene bucal.  

    Veja algumas fotos do dia:

    Dica da Equipe: 8 dicas para preparar os seios para a amamentação sem sofrimento

    Dica da Equipe: 8 dicas para preparar os seios para a amamentação sem sofrimento





    O ato de amamentação é importantíssimo para a saúde do bebê e não precisa ser tão sofrido para as mamães. Por isso as mamães podem realizar dicas que diminuem o desconforto da amamentação (rachaduras, dores, sensibilidade, entre outras).

    Durante o pré-natal as mamães precisam entender que, por mais que o corpo se adapte às condições da gravidez, o peito deve ser induzido a uma amamentação sem sofrimento.

    — No início toda mulher vai sentir um pouco de dor na hora da lactação. Os seios estão prontos, mas a mãe deve se acostumar com a sucção e, aos poucos, vai se habituando — explica Vanessa Penteado, dermatologista médica da Clinica Pantheon, de Campinas.

    Veja oito dicas simples que a Dra. Vanessa Penteado preparou para amenizar o os desconfortos que podem surgir no decorrer do aleitamento.

    1- Mamilos: Os mamilos variam de mulher para mulher. Alguns são planos outros invertidos, então fique atenta às dicas que recebe de amigas e parentes. O mais adequado é conversar com seu médico para saber o que você deve fazer para ganhar bico e não sofrer tanto quando for alimentar seu filho.

    2- Não use hidratantes: Como o fator aqui é deixar a pele do seio mais resistente, não passe hidratantes na mama, ou pelo menos nos mamilos.

    3- Banho de sol: É bom deixar os seios tomarem sol durante 10 minutos por dia. Não fique em temperaturas muito elevadas. O horário ideal é das 8h às 10h da manhã ou à tarde, entre 15h e 16 h.

    4- Não puxe o bico do seio: Algumas mulheres tem o costume de puxar o bico do seio para facilitar a amamentação, porém essa técnica não é eficaz. Evite, o estímulo só virá quando o bebê nascer.

    5- Use o próprio leite: Depois que a criança terminou de mamar, passe o próprio leite em volta do mamilo e aréola e deixe secar, isso ajuda a hidratar e evitar rachaduras.

    6- Evite umidade: A umidade deixa a pele frágil, por isso não permita que seu bebê faça o mamilo de chupeta. Isso acaba umedecendo o mamilo por mais tempo.

    7- Sutiãs: Escolha sempre um sutiã de algodão. São mais higiênicos e deixam a região mais ventilada

    8- Rachadura: Prefira a indicação do médico para saber qual receita é melhor para seu caso. Algumas mulheres passam vaselina ou produto à base de lanolina.







    Dica do Gerente  Pablo Mello.

    domingo, 19 de agosto de 2012

    Dia D de multivacinação

    Dia D de multivacinação

    Começou ontem, dia 18, em todo o País, a primeira campanha de atualização da caderneta de vacinação infantil.  Todas as crianças de zero a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem comparecer ao posto de saúde para a conferência da carteira de vacinação e caso necessário colocar as suas vacinas em dia.  A vacinação ocorre até o dia 24 de agosto em todos os postos.  O objetivo dessa campanha, segundo o Ministério da Saúde, é ampliar a cobertura de vacinação e reduzir o risco de transmissão das doenças.
    O CMS Fernando Antonio Braga Lopes recebeu diversas crianças para atualização das cadernetas.  Ontem compareceram a nossa unidade 890 crianças, e 252 crianças tiveram a sua cadernetas atualizadas.  Foi atentado a todos os papais e mamães a importância de ter carteira de vacinação dos nossos super-heróis em dia.
    Veja algumas fotos do Dia D:

    sexta-feira, 17 de agosto de 2012

    Encontro do Grupo de Gestante

    Encontro do Grupo de Gestante


    O CMS Fernando Antonio Braga Lopes convida a todas as gestantes a participarem de mais um encontro do Grupo de Gestantes.  Que irá acontecer no dia 28 de agosto às 15 horas, na nossa própria unidade.
      
    Aguardamos a todas vocês!!!!

    quinta-feira, 16 de agosto de 2012

    Saúde do Adolescente e do Jovem

    Saúde do Adolescente e do Jovem


    Adolescente adoece de que ?


    Além das velhas dores de cabeça, dores de barriga, cólicas menstruais e dores na coluna, muitas vezes negligenciadas e vistas como besteira ou invenção, o adolescente de hoje enfrenta problemas de saúde de gente grande, doenças crônicas que só apareciam lá para os 30 anos, quando você já tinha “vivido e feito toda besteira possível”.

    A hipertensão arterial sistêmica (HAS), vulgo pressão alta; a diabetes mellitus (DM) e o câncer são mais comuns do que se imagina, em um estudo realizado em Porto (Portugal) por Ramos (2005) constatou-se que de 2023 adolescentes, 22,0% são hipertensos e 13,3% são pré-hipertensos. Já a DM tipo 1, que acomete crianças e jovens, atinge 2 de cada 1000 jovens.

    Todos esses males estão ligados diretamente aos nossos hábitos de vida, fatores genéticos e ao meio ambiente, alguns poderão pensar que por ter fatores genéticos envolvidos, não se pode mudar o “destino de ter a doença”, mas o fator genético só irá se expressar se tiver um fator desencadeante, como foi citado antes, os nossos hábitos de vida e nossa relação com o meio ambiente interagem com o componente genético para o aparecimento/desenvolvimento da doença. Converse com seus amigos, parentes e pessoas que já tem HAS, DM ou câncer e pergunte o que a doença trouxe de limitação para a vida deles. Pense nos seus hábitos de vida: Você tem uma alimentação saudável? Você sabe o que é uma alimentação saudável? Faz exercício físico regularmente e sem exageros? É sedentário? Fuma, bebe ou usa outras drogas lícitas ou ilícitas?

    A área técnica da saúde do adolescente e do jovem se encarrega da promoção, proteção e recuperação da saúde de jovens e adolescentes. Nessa página são encontrados dados sobre crescimento e desenvolvimento; saúde sexual e reprodutiva; e redução da mortalidade por violência e acidentes.

    Dentre as ações da área técnica da saúde do adolescente e do jovem, encontram-se:
    - Implementação das Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde;
    - Implementação da Caderneta da Saúde do(a) Adolescente;
    - Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em conflito com a lei, em regime de internação provisória;
    - Implementação do Plano de Ação Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens.

    Neste espaço do Portal Saúde, você encontra informações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde de jovens e adolescentes. Entre os dados disponíveis, destacam-se aqueles sobre crescimento e desenvolvimento; saúde sexual e reprodutiva; e redução da mortalidade por violência e acidentes.
    Também estão disponíveis publicações e ações do Ministério da Saúde, com informações voltadas para este público, e links de acesso a instituições parceiras na elaboração de atividades que visam a atenção integral à saúde dos jovens.
    Com a população bem informada, é possível reduzir a incidência de doenças, melhorar a vigilância à saúde e contribuir, assim, para a melhoria da qualidade de vida dos 54 milhões de cidadãos brasileiros com idades entre 10 e 24 anos.
    Nossa Unidade tem se preocupado em ampliar o atendimento aos jovens e adolescentes do Caju. Com este intuito será criado brevemente o Grupo de Adolescentes que será administrado pela médica da Equipe Diamante Dra Maria Vitoria Seild. 



    Fontes:
    RAMOS, Elisabete; BARROS, Henrique. Prevalência de Hipertensão Arterial em adolescentes de 13 anos da cidade do Porto. Revista Portuguesa de Cardiologia. Porto, v. 24, n. 9, p. 1075 -1087, 2005. Disponível em: . Acesso em 17 out. 10

    ALMINO, Maria Auxiliadora Ferreira Brito; QUEIROZ, Maria Veraci Oliveira; JORGE, Maria Salete Bessa. Diabetes Mellitus na adolescência: experiências e sentimentos dos adolescentes e das mães com a doença. Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo, v. 43, n. 4, dec, 2009. Disponível em: . Acesso em 17 out. 10

    Entenda como funciona o SAMU e os Bombeiros

    Entenda como funciona o SAMU e os Bombeiros


    O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) está presente em todo o País e atende cerca de 65% da população brasileira, segundo os dados do IBGE.  É um dos serviços disponíveis na Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde.  Em caso de acidentes, se existirem feridos, deve-se chamar o SAMU o mais rápido possível, que além de ambulâncias, tem motos, lanchas e helicóptero para chegar aos locais mais difíceis.  Este serviço funciona 24 horas por dia e tem na sua equipe médicos, enfermeiros e socorristas.  Segundo Paulo de Tarso, coordenados de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, destaca como principal vantagem do SAMU é a facilidade de comunicação, o qual você pode ligar para o 192 por um telefone fixo, orelhão ou de celular, sendo direcionado para a regulação médica da urgência, que classificará o risco, priorizando os casos mais graves e a partir daí encaminhando uma ambulância básica ou avançada.  Quando o SAMU chega ao local, ele estabilizará o caso e encaminhará para um serviço de saúde da rede de atenção às urgências.
                         

    O corpo de Bombeiros está presente em todos os estados do país e está treinado para casos de urgência e emergência, assim como o SAMU.  A sua função está relacionada ao resgate da vítima, como por exemplo num acidente automobilístico em que a vítima está presa nas ferragens, o Corpo de Bombeiros irá resgatá-la de lá, além de fornecer os primeiros socorros e tem grande conhecimento em acidentes de trauma.  Pela Constituição Federal, os bombeiros realizam ações de combate a incêndio, salvamento e demais ações relacionadas a essa área.  A comunicação com os bombeiros é feita pelo 193, onde ocorrerá a triagem e será enviada o melhor tipo de viatura.

                           


    Para entrar em contato com o :

    SAMU - Ligue 192

    Bombeiros - Ligue 193

    quarta-feira, 15 de agosto de 2012

    Curiosidade: Dia 15 de Agosto - Dia da Gestante no Estado de São Paulo

    Curiosidade: Dia 15 de Agosto - Dia da Gestante no Estado de São Paulo


    Hoje, no estado de São Paulo, é comemorado o dia da Gestante.  Que foi decretado pelo governador da época, na Lei nº 10.822/01.  Veja nove passos interessantes para esse dia especial:
    • Cuide da própria saúde: tenha uma alimentação saudável, é a garantia de um filho com saúde, além da realização de exercícios físicos e cuidar da balança.
    • Cuide do pré-natal: a realização de exames garantem uma boa qualidade de vida para corpo da gestante.
    • Compartilhe alegria: conte para seus amigos e familiares sobre a novidade.
    • Não acredite em tudo que ouve por aí: durante a gestação, você escuta diversas histórias sobre alimentação e outros assuntos de mamães que já passaram por essa fase.
    • Cuide da postura: use sapatos confortáveis e mantenha a postura correta e ereta, já que o crescimento da barriguinha pode resultar em dores lombares.
    • Faça exercícios físicos pratique exercícios específicos e bem redirecionados, que garantem o bem-estar da mãe e filho.
    • Grávidas podem cuidar da beleza: hoje em dia existem diversos produtos para pele e cabelo que são específicos para as futuras mamães.
    • Grávida podem se vestir bem.
    • Relaxe: mantenha uma gestação tranquila e sem stress, que proporcionarão uma boa saúde ao seu bebê.
    Assim, vamos dar um parabéns especial a todas as nossas usuárias gestantes, que aguardam ansiosas pela chegada de seus bebês.

    terça-feira, 14 de agosto de 2012

    Onde ser atendido?

    Onde ser atendido?



    Está disponível na plataforma SUBPAV, uma ferramenta de busca da Unidade de Atenção Primária de acordo com o endereço do paciente, que permite localizar a unidade APS (Atenção Primária à Saúde) de acordo com o endereço, que pode ser colocado o CEP ou parte do endereço. 

    Caso o endereço seja coberto por alguma área de abrangência da APS, será indicada a unidade correspondente.  Se o endereço do paciente for uma área descoberta, o sistema indicará a unidade de Atenção Primária (Modelo B ou C) mais próxima.

    Através dessa ferramenta, é possível determinar uma rota do endereço indicado até a unidade, sendo possível utilizar o "Street View" para visualizar a unidade.

    Por enquanto a ferramenta funciona apenas pelo navegador Google Chrome.

    Para saber a sua APS, clique aqui!

    segunda-feira, 13 de agosto de 2012

    Dia D da Vacinação em dia - 18 de agosto

    Dia D da Vacinação em dia - 18 de agosto


    No dia 18 de agosto, será realizado o Dia D da Vacinação em dia, onde será colocada em dia todas as vacinas das crianças a partir de 0 anos até menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), avaliando a caderneta de vacinação do seu filho.

    Nesse dia também haverá a introdução da  vacina pentavalente, que em uma só dose dará proteção a cinco doenças (difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B).  Atualmente, a imunização dessas doenças é realizada em duas vacinas separadas, a tetravalente e a vacina contra hepatite B.  A partir desse segundo semestre, as crianças serão vacinadas aos dois, quatro e seis meses de idade.  A criança manterá os dois reforços com a vacina DTP (Difteria, tétano e coqueluche), uma aos 12 meses e o outro entre os 4 e 6 anos.  Além disso, os recém-nascido continuam a receber a primeira dose da vacina da hepatite B nas primeiras 12 horas de vida.

    Outro motivo para levar seu super-herói ao posto de vacinação é que neste dia haverá a introdução da vacina injetável contra a poliomielite, produzida a partir do vírus inativado, a inserção da mesma será realizada juntamente com a rotina de vacinação da campanha da poliomielite, que é realizada com as duas gotinhas da vacina oral para quem já realizou a primeira dose da vacina. A atualização do calendário básico de vacinação para a poliomielite, ocorrerá da seguinte maneira: aos 2 meses e aos 4 meses ocorrerá a vacinação com vacina inativada poliomielite (VIP), e aos 6 meses e 15 meses ocorrerá o reforço com a vacina oral (gotinha).

    Crie um Cartão de Vacinação online, clique aqui!!!

    I Encontro de Blogueiros da CAP 1.0

    I Encontro de Blogueiros da CAP 1.0



    Na sexta-feira, dia 10 de agosto, aconteceu na OTICS Centro o primeiro encontro de Blogueiros da CAP 1.0. O evento, realizado pelos blogueiros Marcio Dias e Cláudia Coimbra da CAP 1.0 em parceira com a Equipe da OTICS Centro, contou com a presença de representantes das unidades CMS Caju, ESF de Paquetá, ESF para População de Rua, CMS Marcolino Candau, CF Sérgio Viera de Mello, CMS Ernani Agrícola e CMS José Messias do Carmo. Neste encontro os blogueiros interagiram entre si para tirarem dúvidas e compartilhar experiências sobre o uso da ferramenta e o concurso de blogs.

    Fonte: OTICS Centro

    domingo, 12 de agosto de 2012

    Dia dos Pais - Ajude o seu pai a cuidar da saúde

    Dia dos Pais - Ajude o seu pai a cuidar da saúde



    Primeiramente, queríamos desejar um Feliz Dia dos Pais a todos os nossos usuários, funcionários e todos os pais que acessam o nosso blog!!!!!


    Vários estudos demonstram que há uma resistência maior dos homens na hora de cuidar da saúde.  Existem doenças que costumam ser mais frequentes no sexo masculino do que no feminino, tais com: Infarto, derrame, doenças mentais e câncer.  Assim, é preciso da\r uma atenção especial à saúde dos homens.



    O Ministério da Saúde (MS) orienta que a partir dos 20 anos os homens comecem a medir periodicamente a glicose para verificar o nível de açúcar no sangue, e com isso evitar o diabetes. Exames de pressão arterial, colesterol e doenças sexualmente transmissíveis também devem ser feitos a partir dos 20 anos. Já aos 50 anos, recomenda-se que os homens que têm histórico de câncer na família façam exame de próstata.


    Segundo Eduardo Chakora, coordenador da Saúde do Homem do MS, os homens são mais resistentes ao cuidar da sua saúde já que possuem dificuldade de dizer o que sentem.  E a realização de exercícios físicos, ter uma alimentação saudável, não fumar e beber moderadamente, reduz consideravelmente o risco de desenvolver doenças.

    sábado, 11 de agosto de 2012

    II Encontro do Grupo de Tabagismo

    II Encontro do Grupo de Tabagismo


    Na quinta-feira, dia 09 de agosto, aconteceu no CRAS XV de maio a segunda reunião do Grupo de Tabagismo de nossa unidade.  
    Atualmente, o tabagismo é considerado uma doença epidêmica, causada pela dependência à nicotina.  Essa dependência faz com que os fumantes se exponham continuamente à cerca de 4.720 substâncias tóxicas, tornando o tabagismo a principal causa de cerca de 50 doenças diferentes, tendo o destaque principal as doenças cardiovasculares, câncer e doenças respiratórias.  No Brasil, ocorrem cerca de 200 mil mortes/ano em consequência do tabagismo, segundo dados de 2002 da Organização Mundial da Saúde (OMS).



    quinta-feira, 9 de agosto de 2012

    Dia de Combate ao Colesterol - 08 de agosto

    Dia de Combate ao Colesterol - 08 de agosto




    Ontem, dia 08 de agosto, foi o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. E como o colesterol alto normalmente é uma doença silenciosa, por isso é muito importante a prática de atividades físicas, uma dieta saudável e um acompanhamento médico para exames de rotina.

    O excesso de colesterol é principal fator de risco para doenças cardiovasculares, por isso é necessário combinar uma alimentação rica em nutrientes , e também aumentar o consumo de fibras, já que essas diminuem a absorção do colesterol; segundo orientação da nutricionista da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor do Ministério da Saúde, Nádia Barrem. A atividade física auxilia no aumento do HDL (colesterol bom), ajuda a prevenir o excesso de peso e diminui o nível de gordura no sangue, por isso é fundamental para o bom funcionamento do organismo.

    O acompanhamento de rotina com exames de sangue é fundamental, já que o aumento do colesterol não apresenta sintomas. O ideal é a realização de exames de sangue a cada 1 ano a partir dos 10 anos de idade, tendo uma atenção maior após os 30 anos, mas se a pessoa tiver antecedente na família com doenças cardiovasculares é indicado começar o tratamento na infância e continuar ao longo da vida.


    quarta-feira, 8 de agosto de 2012

    Oficina de Windows Movie Maker

    Oficina de Windows Movie Maker


    Ontem, dia 07/08, as nossas blogueiras participaram de uma Oficina de Windows Movie Maker com  o T.I. Guilherme, na OTICS Centro.


    Infográfico

    6 Grupos de Saúde
    em nossa unidade.
    2,450,000 Metros Quadrados
    é o tamanho da nossa área de abrangência.
    14133 Usuários
    beneficiados por nossa unidade.

    Como eu Faço

    Como eu Faço
    Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
    Vai Acontecer
    Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
    Conheça esta história
    História contada por um ACS
    Saúde nas Escolas
    Integração com as escolas e creches locais.
    Protagonismo Juvenil
    Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
    Integração
    Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
    Integração
    Ensino-Serviço-Comunidade
    Academia Carioca
    Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

    Contato

    Fale Conosco

    Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

    Endereço

    Rua Carlos Seidl, 785 - Caju - Rio de Janeiro - RJ

    Funcionamento

    Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

    Telefones

    (21) 3890-4323 | (21) 3860-5858

    Tecnologia do Blogger.