CMS FERNANDO ANTÔNIO BRAGA LOPES

Rua Carlos Seidl, 785 - Caju - Rio de Janeiro -CEP 20931-003| ☎ Telefone: (21) 3890-4323 | (21) 3860-5858
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h
Gerente: Dayanne Guerra | CNES 2277298 - ESF: 07 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Trabalho educativo em nossa unidade

Trabalho educativo em nossa unidade


Na última segunda-feira, dia 26, aconteceu em nossa unidade um trabalho educativo, com Estande Educativo e Vídeodebate.  Este trabalho aconteceu na sala de espera de nossa unidade e foi realizado pelos Agentes de Vigilância Sanitária que atuam no território do Caju.  Os Agentes de Vigilância Sanitária realizaram orientações aos usuários e funcionários sobre o controle e a prevenção da Dengue.  Tivemos um público de 66 pessoas.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Promoção sobre Tuberculose na Vila Olímpica do Caju

Promoção sobre Tuberculose na Vila Olímpica do Caju


Ontem, dia 27 de novembro, aconteceu na Vila Olímpica Mané Garrincha, no Caju, uma promoção de saúde sobre tuberculose.  A palestra foi realizada pela Enfermeira Graça, Enfermeiro Otávio, Técnica de Enfermagem Maria Aparecida e Agentes Comunitários Ana e Selma.

Foi uma atividade muito produzida e contou com um grande número de participantes.  Além de ser abordado o que é a tuberculose, como esta é transmitida, quais as medidas de prevenção, quais os sintomas, entre outras.

Veja mais fotos da promoção:


Campanha Fique Sabendo - 1º de Dezembro

Campanha Fique Sabendo - 1º de Dezembro


No dia 1º de dezembro é comemorado o Dia Mundial de Luta contra AIDS.  Neste dia, todas as unidades de Clínica da Família e Centros Municipais de Saúde, estarão realizando mais uma Campanha Fique Sabendo.  Serão realizados testes anti-HIV, para sífilis, Hepatite B e C.



Data: 01/12/2012
Horário: 08 horas às 17 horas
Local: CMS Fernando Antonio Braga Lopes - Rua Carlos Seidl, 785 - Caju.


Venha e participe!!!! 
Faça o seu teste!!! Ele é seguro, sigiloso e acessível na rede pública!!!



segunda-feira, 26 de novembro de 2012

“Contra a Injustiça, em Defesa do Rio”

“Contra a Injustiça, em Defesa do Rio”



Hoje, dia 26/11, a partir das 14 hs, acontecerá na Candelária uma mobilização em defesa dos Royalties do Estado e contra a perda do Rio de Janeiro.

A manifestação visa protestar a aprovação da nova lei de distribuição dos royalties do petróleo pela Presidente Dilma Rousseff.

Segundo o Governador do Estado de Rio de Janeiro, Sergio Cabral, diz que o projeto de lei gera colapso nas finanças públicas, acarretando a uma perda de R$ 4 bilhões para o ano que vem.

Entenda um pouco mais sobre o projeto de lei


O projeto de lei traz uma redução de 30% para 20 % na fatia dos royalties destinados a União.  Os Estados produtores de petróleo passariam a receber 20% ao invés dos 26,25% que recebem atualmente.  E os municípios produtores, como o Rio de Janeiro, passaria de 26,25% para 15 % em 2013 chegando a 4% em 2020.  E os municípios afetados por embarcações passariam de 8,75% para 3% em 2013, chegando a 2% em 2020.  Já os Estados não produtores de petróleo, passariam de 7%, chegando a 21% em 2013 e 27% em 2020.  E os municípios não produtores, receberiam 21% em 2013 e 27% em 2020, ao invés dos 1,75% atuais.

Outra proposta da lei é a redução de 50% para 43% da parcela da União.  E os outros 50%, que iriam apenas para os Estados produtores (40%) e municípios produtores (10%); mas o projeto de lei prevê a redução de 32% para os Estados, 5% para os municípios, 10% para o Fundo Especial dos Estados e Distrito Federal e 10% para o Fundo Especial do Município.

Por isso, vamos aderir ao Protesto "Contra a Injustiça, em Defesa do Rio", contamos com a presença de todos às 14 horas em frente a Candelária!!!!




sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Palestra no CRAS – 23/11/2012

Palestra no CRAS – 23/11/2012




Hoje, pela manhã, foi realizada a palestra no CRAS pelo Dr. Marcos Moraes da Equipe Rubi sobre Estimulação Cognitiva com a participação e presença das assistentes sociais e do grupo de convivência da 3a idade organizado por elas. Esta atividade é realizada no CMS FABL-PSF Caju nas manhãs de segunda-feira e conta com a colaboração também da Técnica de enfermagem Aparecida nas dependências da unidade, e o grupo tem o nome “Lembrar para Viver”.

O encontro foi marcado com a participação de 20 idosos (18 mulheres e 02 homens) e terminou com um festivo café da manhã elaborados pelos participantes. Nela foram abordados temas de saúde, aspectos do envelhecimento saudável, higiene, cidadania e outros como os abaixo:

  1. Ganhos e perdas do envelhecimento; 
  2. A qualidade do envelhecimento hoje e ontem
  3. O idoso de ontem e de hoje
  4. Neuróbica
  5. Percepção gustativa
  6. Percepção esteroceptiva – tato: tato, olfato, audição, gustação, visão
  7. Percepção esterognóstica – objetos
  8. Percepção interocepção
  9. Percepção – Atenção –> memória = velocidade reduzida
  10. Estresse
  11. Festas
  12. Exercícios matemáticos


Todas as atividades foram elaboradas e participativas abrindo as portas do CMS FABL aos idosos que desejarem participar do grupo de Estimulação cognitiva.





quarta-feira, 21 de novembro de 2012

21 de Novembro - Dia da Homeopatia

21 de Novembro - Dia da Homeopatia


A Homeopatia, recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ocupa hoje um importante espaço na medicina brasileira e mundial, e caminha em direção à sua plena institucionalização.

Reconhecida no Brasil como especialidade médica, farmacêutica, veterinária e odontológica por seus respectivos Conselhos de Classe Profissional, a Homeopatia se consolida pela ampla aplicabilidade na restauração da saúde, pela boa aceitação dos que dela se utilizam e principalmente pelo sucesso terapêutico.

No Brasil, medicamentos homeopáticos somente podem ser prescritos por médicos, veterinários e cirurgiões-dentistas e manipulados ou adquiridos em farmácias ou drogarias sob a responsabilidade do farmacêutico homeopata sendo vedada a prescrição e/ou manipulação de medicamentos homeopáticos por leigos.

Medicamentos homeopáticos são seguros e eficazes. Seu modo de preparo peculiar está oficialmente descrito na Farmacopéia Homeopática Brasileira e as normas sanitárias para o preparo em farmácias de manipulação e registro de especialidades industrializadas são publicadas pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Como todo medicamento só devem ser administrados para prevenção e tratamento de enfermidades.

Estima-se que 15.000 médicos no Brasil tenham especialização em homeopatia e 2100 estabelecimentos farmacêuticos manipulem homeopatia sob supervisão de um especialista homeopata.

Em 2006 o Ministério da Saúde editou portaria que inclui no SUS a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, onde destacam-se entre outras racionalidades, a homeopatia. Com este ato os gestores de saúde de estados e municípios são autorizados e incentivados a oferecer em seus serviços o atendimento em homeopatia.

O Brasil é um dos poucos países no mundo onde entidades de classe organizadas são legítimas representantes das diferentes atividades em homeopatia. Nacionalmente a Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB), a Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH), Associação Médica Veterinária Homeopática Brasileira (AMVHB) e a Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas Homeopatas (ABCDH), respondem pelos interesses de suas classes profissionais.

Bem foi assim que o Dr. Marcos Dias de Moraes fez a introdução da Homeopatia na sala de espera do PSF-Caju nesta tarde.

Explanou sobre os alcances, os mitos e o sucesso obtido com esta terapêutica e se pôs a disposição dos usuários para aplicá-la.



19 de Novembro - Dia Internacional do Homem

19 de Novembro - Dia Internacional do Homem


No último dia 19 foi celebrado em todo o mundo o Dia Internacional do Homem. A data tem o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia. 


“Os principais objetivos do Dia Internacional do Homem são: conscientizar e melhorar a saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), bem como o seu bem estar social, emocional, físico e espiritual”, explica Eduardo Chakora, coordenador da área técnica de Saúde do Homem. Segundo ele, as ações buscam ainda melhorar a relação e promover a igualdade entre gêneros; destacar modelos masculinos positivos de homens no seu cotidiano; comemorar as contribuições masculinas positivas para a sociedade, comunidade, família, casamento, guarda de crianças e meio-ambiente; e destacar discriminação profissional contra os homens nas áreas de serviços sociais, nas atitudes e expectativas sociais e no direito. 

Os eventos mundiais relacionados a esta data são celebrados com seminários públicos, atividades escolares, programas de rádio e televisão, passeatas e marchas pacíficas, debates e mostras de arte, de forma a destacar as experiências masculinas na sociedade. Neste dia, os homens devem denunciar a discriminação que sofrem em áreas como educação, saúde, família, direito, mídia, entre outras, projetando uma imagem positiva de si mesmos na sociedade e destacando suas contribuições. Cada ano a celebração foca um tema diferente como, por exemplo, Ano da Saúde Masculina (2002) e Ano do Perdão e da Cura (2007). Para o ano de 2012, foram destacados 5 (cinco eixos) temáticos: 

Melhoria da esperança de vida dos homens: a partir do momento em que nasce um menino, ele pode esperar viver uma vida mais curta do que os seus homólogos do sexo feminino, além disso há uma enorme diferença na expectativa de vida entre os países ricos e pobres, então, o primeiro desafio dos países participantes é como ajudar os homens jovens e adultos a viver mais tempo sendo mais felizes e com mais qualidade de vida. 
Ajudar os homens a obter ajuda: Dados demonstram que no mundo homens jovens e adultos acham que é mais difícil o acesso a programas de apoio à saúde mental e emocional. As prisões, por exemplo, incluem um número significativo de homens com algum tipo de transtorno mental. Neste dia internacional os países participantes devem refletir sobre como ajudar os homens a conseguir apoio.



Melhorar a educação: baixa escolaridade está ligada à precariedade na saúde, então melhorar a educação dos jovens também significa homens vivendo vidas mais longas, mais felizes e a serem mais saudáveis. Neste dia internacional estamos pedindo aos países que avaliem porque inclusive em países ricos, os meninos têm menor desempenho que as meninas, inclusive na educação, e que avaliem porque dezenas de milhões não completam o ensino primário, abordando se a evasão escolar e as altas taxas de analfabetismo propiciam consequentemente uma vida adulta propensa ao desemprego, abuso de drogas, depressão e pobreza. Que medidas podem ser tomadas para diminuir a diferença entre meninos e meninas, entre ricos e pobres a fim de melhorar a saúde a longo prazo e o bem estar de todos.



Lutar contra a tolerância da violência contra homens e meninos: A violência tem um impacto importante sobre a saúde dos homens em todo o mundo. Cada ano mais de meio milhão de pessoas morrem de violência e 83% deles são homens e meninos. Há agora um número de merecidas campanhas globais para combater a violência contra mulheres e meninas, não há tais campanhas para ajudar homens e meninos. Por que somos tão tolerantes com a violência e abuso contra meninos e homens e por que ainda toleramos um mundo onde enviamos meninos e jovens para lutar em guerras em nome dos adultos no poder?



Promoção da paternidade e modelos masculinos: Pais e modelos masculinos desempenham um papel vital em ajudar os meninos a fazer uma transição saudável, feliz e positiva da infância para a idade adulta. Como podemos dar aos meninos o direito à vida familiar que lhes dê oportunidades iguais de conhecer e experimentar o pai e a mãe e garantir que o seu papel e responsabilidades como um futuro pai seja igual ao papel das meninas futuras mães? Dando aos meninos uma gama de escolhas de vida positivos em termos de família, trabalho e lazer podem nos ajudar a reduzir o número de meninos cujas escolhas são limitadas e acabam presos pobres, analfabetos, desempregados, sem-teto, e isolado. Neste dia Internacional estamos pedindo aos países participantes que elaborem ações para dar a todos os meninos acesso a uma variedade de modelos masculinos e que garantiam que as leis de seu país lhes dêem um direito igual de paternidade, com todo o apoio de que necessitam para ser “os melhores pais que eles puderem ser”. 

Pnaish - Politica Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish) tem como objetivo qualificar a saúde da população masculina a partir de linhas de cuidado que resguardem a integralidade da atenção. Uma das principais abordagens dessa Política é promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade masculina nos diversos contextos socioculturais, políticos e econômicos, promovendo ações de saúde que possibilitem a o aumento da expectativa de vida, a redução dos índices de adoecimento e mortes por causas evitáveis. 

Antecedentes - O Dia Internacional do Homem (Nome oficial: International Man Day) é um evento internacional celebrado em 19 de Novembro de cada ano, apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia.


quinta-feira, 15 de novembro de 2012

14 de Novembro - Dia Nacional da Alfabetização

14 de Novembro - Dia Nacional da Alfabetização


Segundo a Constituição Brasileira, no artigo 205:

“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”

Não há desenvolvimento econômico e social sem educação: pesquisas mostram que a alfabetização constitui motor para a expansão econômica.







Saibam que vocês, pais, também podem ajudar na alfabetização de seus filhos? Isso mesmo!  Não se trata de ensinar formalmente a leitura e a escrita mas sim em tornar o ambiente de vivência da criança repleto de atos de leitura e escrita. Vamos dar aqui algumas dicas de como isso pode ser feito.

1) Ler para as crianças desde quando ainda são bem pequeninas;
2) Brinque com as palavras com jogos tipo "Jogo da Forca";
3) Conte histórias que vocês também ouviram quando crianças;
4) Dê exemplo ao deixar que a criança veja que voc~e também gosta de ler;
5) Leia os rótulos das embalagen que são mais frequentes em casa;
6) Escreva bilhetinhos e deixe pela casa de forma que a criança se sinta curiosa para saber o que está escrito.

Estas são apenas algumas dicas... A alfabetização em idade correta garante um bom desempenho escolar nas etapas seguintes!







14 de Novembro - Dia Mundial do Diabetes

14 de Novembro - Dia Mundial do Diabetes

                                      
 A International Diabetes Federation (IDF) divulgou o vídeo oficial da campanha deste ano. O tema em 2012 é Diabetes: Proteja nosso futuro. O vídeo destaca a importância da educação em diabetes para evitar o aumento contínuo dessa doença, e assegurar um futuro mais saudável para todos.
                       





  



  Veja o Vídeo!


Fonte: Rio com Saúde

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Palestra sobre DST/AIDS

Palestra sobre DST/AIDS



Ontem, dia 12 de novembro, aconteceu no Colégio Estadual Clóvis Salgado uma palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e AIDS. 

A palestra foi realizada pela Enfermeira Elisangela Rodrigues, da Equipe Esmeralda, e foi direcionada para uma turma de adolescentes e adultos do período noturno do colégio.  Foi feita uma explicação sobre as DSTs e AIDS e sobre a maneira de prevenção dessas doenças, além dos alunos participarem ativamente na resolução de dúvidas que tinham pertinente ao assunto.  

Ao final da palestra, foi realizada a distribuição de preservativos aos alunos.

Veja algumas fotos:


Campanha Sábado da Prevenção - Fique Sabendo

Campanha Sábado da Prevenção - Fique Sabendo


O resultado da nossa campanha do Sábado da Prevenção - Fique sabendo foi um sucesso.  Foram realizadas  156 Coletas de preventivo, 139 coletas de sangue e 85 doses de vacina administrada.  Os usuários foram orientados sobre a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), principalmente sobra a sífilis e hepatite B, e AIDS, sobre a importância da realização do preventivo e houve a distribuição de preservativos.

Veja mais algumas fotos da campanha:

Usuários aguardando na sala de espera e no acolhimento.

Nossas usuárias em atendimento.

Coleta de sangue.

Tivemos a presença da nossa coordenadora de área da AP 1.0, Dra. Carla Bianca Nunes, que aderiu a campanha.





domingo, 11 de novembro de 2012

Limpeza dos Dentes à Noite é Fundamental Para Evitar Cárie nos Bebês

Limpeza dos Dentes à Noite é Fundamental Para Evitar Cárie nos Bebês

Graças ao programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde mais da metade das crianças do país estão livres das cáries desde 2010. Entre as orientações previstas no programa, está a que ressalta a importância de escovar os dentes dos bebês antes de dormir.
De acordo com o coordenador da Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, os cuidados devem começar assim que aparecerem os primeiros dentes de leite do bebê: “Assim que romper, iniciar a erupção do primeiro dente de leite, é importante que já inicie a higienização, porque aquela pequena parte do dente já está exposta a variações e se não higienizar corretamente, poderá já sofrer o processo de cárie dentária.”
Pucca falou também sobre a importância da limpeza da boca após a última mamada do bebê: ”Justamente no período noturno que a criança diminui o fluxo salivar, e a saliva é um importante veículo de limpeza da cavidade bucal e, durante a noite, o fluxo salivar fica também diminuído. Portanto, se restos alimentares ficarem na boquinha da criança durante o período noturno, esse é o período onde a maior agressão pode acontecer.”
Ainda de acordo com o coordenador da Saúde Bucal, uma alimentação saudável também é fundamental para prevenir caries nos bebês: ”Um dos fatores importantes no controle é o açúcar, que deve ser removido. Deve ser estimulada a amamentação materna, que é suficiente para a criança. Principalmente no período noturno não se recomenda mamadeira com açúcar.”
Com o programa Brasil Sorridente, as crianças podem ser atendidas de graça pelas Equipes de Saúde Bucal e nos Centros de ‘Especialidades Odontológicas do Sistema Único de Saúde  Para saber mais sobre as iniciativas do Brasil Sorridente acesse: www.saude.gov.br

Dia Nacional da Surdez Reforça a Importância do Teste da Orelhinha

Dia Nacional da Surdez Reforça a Importância do Teste da Orelhinha


O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez foi lembrado neste sábado (10) e tem como objetivo levar informações sobre os cuidados necessários para a prevenção da perda auditiva. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE), mais de 9 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência auditiva, como não conseguir ouvir de modo algum, grande dificuldade ou alguma dificuldade em ouvir.
A pessoa que apresenta esses sintomas deve ser diagnosticada por avaliação clínica audiológica. O Ministério da Saúde disponibiliza a Triagem Auditiva Neonatal – TAN popularmente conhecida como “Teste da Orelhinha”, essencial para detectar possíveis alterações auditivas na criança. Ela é realizada por meio de dois exames por profissionais especializados (fonoaudiólogo e/ou médico otorrinolaringologista).
Quaisquer que sejam os exames utilizados para a triagem, são detectados recém-nascidos prováveis portadores de deficiência auditiva. Nesse caso, após o primeiro teste e reteste indicativos de problema auditivo, o recém-nascido deverá ser encaminhado para serviços especializados para diagnóstico médico e audiológico por meio de outros procedimentos.
Caso se confirme a deficiência auditiva os serviços devem ser responsáveis pelo início imediato do processo de reabilitação que envolve, entre outras medidas, a adaptação de aparelho de amplificação sonora individual (AASI), a terapia fonoaudiológica e orientação aos pais a respeito da perda auditiva e diferentes alternativas educacionais.
As crianças que apresentarem resultados satisfatórios na triagem, também deverão ser acompanhadas até os dois anos de idade, principalmente, aquelas que tiverem indicadores de risco para deficiência auditiva em sua história, pois a deficiência pode surgir tardiamente.

Atualmente o exame está disponível em 595 estabelecimentos do Sistema Único de Saúde. O exame é financiado pelo governo federal nos estados e municípios que tenham condições de realizar o teste. Neste ano, no período de janeiro a maio (20112) foram realizados mais de 184 mil testes de orelhinha.
Além das ações de qualificação da identificação e intervenção precoce da deficiência auditiva, o Ministério da Saúde tem se empenhado em regulamentar esta assistência, na perspectiva da atenção integral,  com uma abordagem multiprofissional e multidisciplinar, com ênfase nas ações de promoção a saúde, na reabilitação e na inclusão social.

sábado, 10 de novembro de 2012

Sábado da Prevenção - Fique sabendo

Sábado da Prevenção - Fique sabendo


Vejam as primeiras fotos da Campanha do Sábado da Prevenção - Fique Sabendo:








E a campanha continua até as 17 horas, contamos com vocês!!!!!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Vulnerabilidade Social

Vulnerabilidade Social


Na manhã da segunda-feira, dia 05 de novembro, aconteceu no Auditório da OTICS Centro uma reunião com o DAPS e os representantes das unidades da CAP 1.0.  Nossa unidade foi representada pela Dentista Dra. Flávia Bittencourt, e foram discutidos o conceito de Vulnerabilidade Social para a qualificação do trabalho do acompanhamento das famílias cadastradas na Estratégia Saúde da Família.




quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Reunião do Comitê Vida

Reunião do Comitê Vida


A Coordenação de Politicas e Ações Intersetoriais, convida aos interessados no tema "Paternidade" para a próxima reunião do Comitê Vida que será realizada na próxima quinta-feira, dia 8 de novembro, de 14h às 17h no auditório Barbara Starfield, Rua Evaristo da Veiga 16, no 4º andar da CAP 1.0.



Pauta:
  1. Certificação Unidade de Saúde Parceira do Pai e Mês de Valorização da Paternidade: avaliação 2012 e desdobramentos para 2013;
  2. Elaboração de boletim com as experiências bem sucedidas de 2012 e outras propostas para 2013.
  3. A reunião é aberta, quem quiser pode convidar outras pessoas (de qualquer área de atuação) que se interessem pelo tema.



Texto e foto: Blog CAP 1.0

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Seminário Anual de Saúde Mental - Rio de Janeiro/RJ

Seminário Anual de Saúde Mental - Rio de Janeiro/RJ



Acontecerá nos dias 13 e 14 de Dezembro o Seminário Anual de Saúde Mental no Rio de Janeiro. Saiba aqui como será a programação!

Saúde da População Negra

Saúde da População Negra


Esta semana, dois eventos no Rio de Janeiro integram a mobilização pró-saúde da população negra, que acontece em todo o país de 27 de outubro, quando se comemora o Dia da Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra, a 20 de novembro, data dedicada à Consciência Negra. Na quarta-feira, 7 de novembro, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro promove o Seminário Saúde da População Negra – Gestores do SUS no Combate ao Racismo. Além de palestras, debates e oficinas, a programação inclui o lançamento do vídeo “O Cuidar nos Terreiros”, da revista em quadrinhos “Laroiê: Promoção da Saúde nos Terreiros” e da série de cartões postais “Orixás da Saúde”. O evento será realizado de 8h30 às 17h, no Rio’s Presidente Hotel, no Centro (Rua Pedro I, nº 19). As inscrições devem ser feitas até 05 de novembro pelo e-mail gestao.participativa@saude.rj.gov.br.
Na sexta-feira, 09 de novembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) promove o II Seminário Saúde da População Negra em Debate e a Reunião da Juventude Pró II Encontro Nacional da Juventude Negra, de 9h às 17h, em seu salão internacional. Os eventos pretendem aprofundar a discussão sobre o desenvolvimento de pesquisas em saúde realizadas com a temática da população negra, com o compromisso de refletir a respeito da validade, utilidade ou necessidade do uso desse recorte e em que medida ele colabora com a ampliação da equidade. Também será exposto um panorama da situação da violência contra a juventude negra no Brasil, discutindo modelos para evitar mortes precoces à luz do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra – Plano Juventude Viva.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Novembro Azul

Novembro Azul


Neste mês de novembro, o município do Rio de Janeiro se une pela luta do Câncer de Próstata.

O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos.  E atualmente acontecem no país várias campanhas para a detecção cada vez mais cedo deste tipo de câncer, já que este é curado em seus estágios iniciais.
A origem do câncer de próstata é desconhecida, mas acredita-se que alguns fatores possam influenciar o seu desenvolvimento.  São eles: fator genético, fator hormonal, dietas ricas em gorduras, entre outros.

Na fase inicial da doença, não há sintomas, sendo o tumor detectado a partir de exames clínicos e laboratoriais de  rotina (toque retal e dosagem de antígeno prostático específico ou PSA).  Quando a doença já está num estágio mais avançado, o paciente queixa-se de dificuldade para urinar, jato urinário fraco, sensação de não esvaziar a bexiga, raramente de sangramento na urina, além de anemia, perda de peso e ínguas no pescoço e na região iguinal.

Todo homem a partir dos 45 anos de idade deve realizar anualmente o toque retal e a dosagem do PSA.  Em caso de toque anormal, o paciente deve realizar uma ecografia transretal com biópsica prostática.  Uma vez a doença detectada, deve-se descobrir o estágio da doença, e um dos exames mais utilizados é a cintilografia óssea, além da fosfatase alcalina, tomografia computadorizada de abdômen, radiografia do tórax e do esqueleto.

Para os tumores localizados no interior da glândula, o tratamento mais utilizado é a prostatectomia radical e radioterapia.  Já os tumores localizados para fora da próstata, mas sem ocorrência de metástase, realiza-se a radioterapia.  E os tumores metastáticos são controlados com hormônios femininos, orquiectomia, drogas ant-androgênicas ou análogos da LHRH.  Para a escolha do tratamento leva-se em consideração diversos fatores, além da localização do tumor, é analisado a idade do paciente, a expectativa de vida do mesmo, problemas psicológicos, estágio da doença, etc.


Procure o seu médico!!!!

Curso "Ações para o Controle da Tuberculose na Atenção Básica"

Curso "Ações para o Controle da Tuberculose na Atenção Básica"


Clique na imagem acima e se inscreva no curso "Ações para o controle da tuberculose na Atenção Básica".

Este curso é uma parceria do Ministério da Saúde e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e tem como objetivo fazer com que médicos e enfermeiros da rede básica saibam diagnosticar os casos de tuberculose, manejar corretamente e promover atividades de detecção, controle e busca de contatos.
A tuberculose ainda é um grande problema de saúde pública e quanto mais rápido for detectado e tratado diminui a cadeia de transmissão da doença. 

sábado, 3 de novembro de 2012

Terapia Comunitária

Terapia Comunitária


Na última quinta-feira, dia 01 de novembro, aconteceu na sede do SOS mais um encontro da terapia comunitária.  Esse encontro foi organizado pela Dentista Flávia, Enfermeira Luana e ASB Marta, que juntam-se aos nossos usuários para a partilha de experiências e uma roda de conversa.  Nesse encontro foi realizada uma atividade de relaxamento.  Veja as fotos do encontro:

Roda de Conversa

Momento do Abraço





quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Sábado da Prevenção - 10 de novembro

Sábado da Prevenção - 10 de novembro


No dia 10 de novembro, acontecerá em todas as Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde a campanha do Sábado da Prevenção - "Fique Sabendo" e "Saúde da Mulher".

Os profissionais de saúde estarão aguardando a população das 08 horas às 17 horas, para a realização de testes de HIV/AIDS e sífilis, exame preventivo ginecológico, vacinação  contra Hepatite B, entre outras atividades.

Não deixe de ir no CMS Fernando Antonio Braga Lopes e participar!!






Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
14133 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Carlos Seidl, 785 - Caju - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 3890-4323 | (21) 3860-5858

Tecnologia do Blogger.