terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Prefeitura Realiza Ações de Combate à Dengue Para o Carnaval


Prefeitura do Rio de Janeiro supera a meta de 7 Milhões de inspeções  

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil superou a meta de inspeções estabelecidas para o ano de 2012, de 7 milhões de visitas. Ao todo, os agentes de vigilância em saúde vistoriaram mais de 7,6 milhões de imóveis. Além disso, cerca de 1,2 milhões de depósitos foram eliminados e aproximadamente 4 milhões foram tratados. 

A SMSDC também utilizou 34 mil tampas de caixas d'água e mais de 15 mil amostras de larvas de mosquitos foram coletadas. A equipe de profissionais ganhou um reforço de 1.598 agentes, com atuação voltada para a prevenção, de forma regionalizada. A SMSDC realizou ainda mutirões de combate à dengue, nos quais 82 toneladas de lixo foram retiradas de comunidades.


Atividades serão feitas na Cidade do Samba e nas quadras das agremiações

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) inicia na sexta-feira, dia 11, uma série de ações preventivas de combate à dengue em locais estratégicos, tendo em vista a proximidade do carnaval. A primeira atividade será uma inspeção, às 9h, na Cidade do Samba, onde será realizada uma varredura em busca de focos e criadouros do mosquito transmissor da doença. As inspeções aconteceram também na segunda-feira, dia 14.
Ao longo do mês, e até o carnaval, os profissionais também percorrerão as quadras das agremiações. Cerca de 250 agentes de controle da dengue participarão das inspeções. Será feita também a distribuição de folhetos educativos, com orientação de combate, para os trabalhadores e passantes do local. 
Na segunda, dia 14houve  ainda ações educativas de promoção da saúde, que aconteceram em paralelo ao evento Botequim do Samba. A expectativa era de que cerca de 10 mil pessoas passassem pelo local, onde foi montada uma tenda e estandes com material sobre dengue, DST/AIDS, Hepatites Virais e Saúde do Homem. Houve ainda vacinação contra a hepatite B e esquetes sobre prevenção à dengue e DST/AIDS, com a participação de artistas populares. Trinta pessoas, entre profissionais de saúde e voluntários, atuaram na tenda e nos estandes. 
Nesta quinta-feira (24) aconteceu uma ação de combate à dengue no Sambódromo. Agentes da Coordenação de Vigilância em Saúde foram ao local para procurar focos da doença e possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. O objetivo é evitar que haja focos do mosquito na passarela do samba durante os cinco dias de Carnaval.
Durante a tarde, os agentes chegaram a usar um carro com equipamento de ultra baixo volume (UBV), o conhecido fumacê. O veículo percorreu não apenas a Avenida Marques de Sapucaí como as ruas próximas. Até durante o Carnaval as ações terão continuidade e contarão também com trabalho educativo para a população.
O Estado do Rio de Janeiro já registrou mais de 3 mil casos da doença somente nestes primeiros dias de 2013. Tem chovido muito na região e feito calor, as condições ideais para a proliferação do mosquito que transmite a doença. Algumas cidades do noroeste fluminense, como Itaperuna e Miracema, já vivem uma epidemia.
Fonte : Diário Oficial e www.rio.rj.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Carlos Seidl, 785 - Caju - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 3890-4323 | (21) 3860-5858

Tecnologia do Blogger.