segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Seminário de Inovação em Atenção Primária



A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro promoverá nos dias 1 e 2 de março no Auditório Barbara Starfield o Seminário de Inovação em Atenção Primária. Confira a programação.

PROGRAMAÇÃO

1.- Rio de Janeiro (Brasil), sábado 2 de março

"Formas de remuneração e incentivo ao profissional da atenção primária (e à equipe de saúde) e seu impacto no processo de atenção e nos resultados em saúde"

Conteúdo: A motivação do profissional. A autonomia e a variedade e importância dessas operações. A delegação de autoridade e de funções. Deixar de fazer para fazer. De equipes orgânicas a equipes funcionais. O médico como assalariado e como profissional autônomo em sistemas sanitários públicos de cobertura universal (Bismark versus Beveridge, provisão privada versus provisão pública). A remuneração e independência de outros trabalhadores da atenção primária (enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, auxiliares, administrativos, agente comunitários de saúde). Incentivos individuais ou grupais? Impacto dos incentivos no trabalho dos profissionais (acessibilidade, flexibilidade, polivalência, longitudinalidade e coordenação). Impacto dos incentivos na saúde dos pacientes e das populações. As mudanças na remuneração e a participação cidadã. Aspectos éticos.

Expositores:: Daniel Soranz (Rio de Janeiro), Gustavo Gusso (São Paulo), Francisco Hernansanz (Barcelona, Espanha), Juan Gérvas (Madrid, Espanha).

2.- Rio de Janeiro (Brasil), 1 a 2 de março

"Os melhores exemplos de equipes: organização e práticas inovadoras"

Conteúdo: Apresentação, análise e debate sobre equipes de saúde nas quais há práticas inovadoras. A difusão da inovação. O debate sobre as formas de organização. Como inovar quando as condições são adversas? Inovação no acesso, flexibilidade, polivalência, longitudinalidade e coordenação. Novas tecnologias e novas ideias. Políticas sanitárias e inovação centrada na atenção primária. Inovação na gestão, exemplos práticos. Inovação no processo de atenção, exemplos práticos. Inovação na prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, exemplos práticos. Inovação e participação comunitária, exemplos práticos. Inovação e custo, inteligência e novas ideias de baixo custo, exemplos práticos, Aspectos éticos.

Expositores: 6 equipes/organizações com práticas inovadoras selecionadas entre as que apresentarem seus trabalhos (“novas alternativas para melhor resolver velhos e novos problemas com mudanças de organização, dos métodos e/ou de recursos)

CONVOCATÓRIA PARA EXPOSITORES: Envie um texto de no máximo 500 palavras expondo a experiência prática que deseja apresentar. Inclua pelo menos os seguintes itens:

1. Qual problema pensou-se resolver?

2. Quais profissionais de saúde participaram (número e categoria profissional)

3. Qual a data de início da experiência?

4. Breve descrição da experiência com ênfase nas dificuldades superadas?

5. Há alguma publicação em periódicos ou outro meio com descrição e/ou avaliação da experiência?

6.Comente sobre a ênfase predominante da experiência: acessibilidade, equidade, polivalência, longitudinalidade, coordenação, delegação de funções e/ou participação comunitária?

7.Local (Centro de Saúde, Município, Hospital, endereço e email)

Comitê Organizador: André Justino, Gustavo Gusso, Núlvio Lermen, Maria Inez Padula, Paulo Poli, José Carlos Prado, Sandro Rodrigues, Olivan Silva.

Comitê Internacional: Mario Acuña (Argentina), Jorge Bernstein (Argentina), Mario del Canto Peña (Argentina), Miguel Pizzanelli (Uruguai), Mercedes Pérez (Espanha), Jaquelline Pozo (Uruguai).

Apoio para estudantes: Há cinco bolsas de 100 euros para cinco estudantes do Fundo Roberto Sánchez Sánchez. A solicitação de apoio deverá ser feita por meio de carta expondo a motivação para a participação nos seminários e deve ser acompanhada de um breve currículo (máximo 500 palavras).

Lugar do evento: Sede da SBMFC. Auditório Barbara Starfield

Rua Evaristo da Veiga, 16, quarto andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ.


Fonte:http://www.cap10smsdc.com/2013/01/seminario-de-inovacao-em-atencao.html#more

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Carlos Seidl, 785 - Caju - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 3890-4323 | (21) 3860-5858

Tecnologia do Blogger.