segunda-feira, 8 de abril de 2013

08 de Abril - Dia Mundial da Luta Contra o Câncer



O câncer, também chamado de neoplasia, é um conjunto de mais de 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado das células. Tais células se dividem muito rapidamente, invadindo tecidos e órgãos e formando tumores que podem se espalhar (metástases) para outras regiões do corpo. O câncer tem causas variadas, podendo surgir de fatores externos, como o ambiente em que a pessoa vive ou hábitos e costumes presentes em nosso dia a dia; ou também por fatores internos, que na maioria das vezes estão geneticamente predeterminados.

No Brasil, no ano passado, foram descobertos mais de 52.680 casos de câncer da mama, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em relação ao câncer da próstata, foram registrados mais 60.180 casos entre brasileiros em 2012. Em 2013 são esperados mais de 500 mil novos casos da doença, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Origem do Dia Mundial de Combate ao Câncer

O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial da Saúde para que organizações ao redor do planeta se reúnam para ajudar na prevenção e dar força aos pacientes que lutam com o câncer. O câncer é a segunda doença que mais mata as pessoas no Brasil, em especial câncer de pele, e a data tem o objetivo de conscientizar as pessoas da importância de consultar sempre médicos e estar sempre cuidando da saúde.

O tratamento do câncer pode ser feito através de quimioterapia, na qual são utilizados vários medicamentos para combater o tumor; radioterapia, na qual se utilizam radiações para destruir o tumor ou impedir que suas células continuem se dividindo; ou transplante de medula óssea, indicado para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue.

Câncer de pele: um dos mais comuns no país

Nesta data representativa ouvimos a dermatologista Vanessa Cristina Soares sobre um dos tipos mais comuns no país: o câncer de pele. Segundo dados do INCA, este tipo é o mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. Por isso é preciso ficar sempre atento às manchas que aparecem na pele, principalmente nos braços e no rosto, locais frequentemente expostos ao sol. A médica faz um alerta e traz algumas recomendações sobre os sintomas, como tratar e como prevenir a doença.

• Como detectar
Na maioria dos casos pode-se suspeitar já no exame clínico feito pelo dermatologista, algumas vezes com o auxílio da Dermatoscopia (aparelho com lente de aumento de 10X). Mas a confirmação é feita através da biópsia da pele.

• Como prevenir
A principal prevenção é feita através da fotoproteção, através de filtros solares, vestuário, chapéus e evitar exposição ao sol entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde.

• Quem é mais suscetível?
Pessoas de pele clara e com histórico de exposição crônica ao sol, como lavradores, estão mais sujeitos a desenvolver câncer de pele.

• Como tratar?
Cirurgia é uma das formas de tratamento do câncer de pele. A lesão é retirada com margem de segurança para evitar a reincidência da doença. Em alguns casos especiais, dependendo do tipo de câncer e da profundidade, pode ser optado pelo tratamento clínico com medicamento tópico que induz a regressão do câncer.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Carlos Seidl, 785 - Caju - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 3890-4323 | (21) 3860-5858

Tecnologia do Blogger.