CMS FERNANDO ANTÔNIO BRAGA LOPES

Rua Carlos Seidl, 785 - Caju - Rio de Janeiro -CEP 20931-003| ☎ Telefone: (21) 3890-4323 | (21) 3860-5858
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h
Gerente: Dayanne Guerra | CNES 2277298 - ESF: 07 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

3ª Semana do Bebê Carioca e 2ª Semana da Educação Infantil

3ª Semana do Bebê Carioca e 2ª Semana da Educação Infantil


O Parque de Madureira foi o local escolhido este ano para receber a cerimônia de abertura da 3ª Semana do Bebê Carioca e   da 2ª Semana da Educação Infantils. Este evento reuniu Profissionais da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Saúde além de centenas e crianças acompanhadas por papais e mamães que aproveitaram o domingo para participar de shows de Bia Bedra e Zezuca e apresentações circenses. As crianças se divertiram ainda com brinquedos, pula-pula, piscina de bolinhas, cama elástica, picolé e algodão doce. O evento teve apoio do UNICEF e parceria com várias instituições. 

Nossa Unidade compareceu ao evento expondo como temos realizado atividades em parceria com as Escolas e Creches do Caju através do Programa de Saúde na Escola. Pudemos mostrar também a importância que temos dado as Gestantes e o Incentivo a amamentação. A saúde Bucal montou um stand onde foram realizadas atividades educativas de Instrução de higiene oral e entregamos 600 kits odontológicos.

Este é o 3° ano que nossa unidade participa desde evento. Veja algumas de nossas fotos:


Campanha Nacional de Multivacinação

Campanha Nacional de Multivacinação


No último sábado, dia 24/08, ocorreu o dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, que ocorre até o dia 30/08.

A campanha visa atualizar a caderneta de vacinação das crianças menores de 5 anos de idade.

Aproveitando a campanha, o CMS Caju promoveu o mutirão de atestado médico para as atividades físicas desenvolvidas pela Vila Olímpica Mané Garrincha.

Como resultado tivemos quase 600 crianças vacinadas e 200 atestados médicos liberados!

E para as crianças que ainda não atualizaram a caderneta temos até sexta-feira para fazer! Então pais e responsáveis tragam seus filhos para atualização!!!

Veja mais fotos:



quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Parceria Creche Parque Conquista e CMS Caju

Parceria Creche Parque Conquista e CMS Caju


Nossa equipe está constantemente realizando parcerias no território do Caju.  Temos uma excelente parceria com a Creche Parque Conquista e estabelecemos diversas atividades juntos, além das atividades de PSE.

A equipe do Parque Conquista realizou uma atividade de Clubinho Literário, que contou com a participação da nossa ASB Maria Eliana, que realizou uma atividade de leitura com as crianças da creche.

Veja as fotos:


terça-feira, 20 de agosto de 2013

Grupo de Gestantes

Grupo de Gestantes


Ontem, foi realizado o grupo de Gestantes em nossa unidade.  O grupo foi dirigido pela Enfermeira Ana Márcia e a nossa nova turma de residentes Laila, Esmaela, Mariana, Luana.  Contamos com a participação de 15 gestantes e com a participação especial das residentes Natália, Tatiana e Jemima.

Primeiramente, foi realizada uma dinâmica para a construção de frases positivas, depois uma dinâmica para promoção da integração e comunicação entre as participantes.  Após essas dinâmicas, foi realizado um momento de beleza, estimulando a autoestima da mulher gestante e promover o autocuidado da gestante.  E o grupo foi finalizado com a apresentação de um vídeo, realização de movimentos corporais e exercícios respiratórios para relaxamento e meditação sobre os assuntos abordados.

A próxima reunião ocorrerá no dia 02/09/2013 às 09 horas em nossa unidade. Você, gestante, venha participar do nosso grupo!! 


Campanha Nacional de Multivacinação

Campanha Nacional de Multivacinação



No próximo sábado, dia 24 de agosto, acontecerá em todos os CMS e Clínicas da Família a Campanha Nacional de Multivacinação.  Dirigida as crianças menores de 5 anos de idade, para a atualização da caderneta.

Na Campanha Nacional de Multivacinação, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Então, traga seus filhos menores de 5 anos juntamente com a caderneta de vacinação!!

Café da manhã comunitário

Café da manhã comunitário


No dia 14 de agosto, a UPP do Caju realizou um café da manhã comunitário, onde a Vila Olímpica Mané Garrincha, o CRAS XV de Maio, a Creche Parque Conquista apresentaram os seus processos de trabalhos desenvolvidos no território do Caju e seus respectivos resultados.

O nosso Gerente Pablo Mello explanou sobre o como é o processo de trabalho da unidade, quais são os serviços oferecidos na unidade, quais as equipes, qual a abrangência da nossa unidade e os resultados.


terça-feira, 13 de agosto de 2013

CMS Caju e SESI em Ação

CMS Caju e SESI em Ação


No sábado, dia 10/08, nosso CMS Fernando Antonio Braga Lopes, participou do evento SESI EM AÇÃO. Nesse evento ocorreram várias atividades, entre elas a retirada da primeira ou segunda via de documentos (Identidade, CPF, Carteira de trabalho, título de eleitor, etc), inscrições para cursos do SENAI e SESC, ações de saúde, entre outras atrações.  O evento é uma parceria da Vila Olímpica Mané Garrincha, CRAS XV de Maio, CMS Fernando Antonio Braga Lopes e FIRJAN.
Ocorreram 4.500 atendimentos, e nossa equipe estava lá realizando aferição de pressão arterial, aferição de glicemia, orientações de saúde, distribuição de preservativos, promoção de saúde bucal, distribuição de kits de escovação e aplicação de flúor.



Encontro de Blogueiros da AP 1.0

Encontro de Blogueiros da AP 1.0


No dia 07/08, foi realizado no auditório II da OTICS Centro, um encontro com os blogueiros do Saúde da Família da AP 1.0. Nesse dia, a nova TI Luciana Basílio, se apresentou aos participantes e fez em grupo a leitura do Edital do III Concurso de Blogueiros, tirando dúvidas e debatendo sugestões de conteúdo para as categorias do concurso. Em seguida os blogueiros utilizaram nossa sala de informática para realizarem as inscrições. 





3ª Semana do Bebê Carioca e 2ª Semana da Educação Infantil

3ª Semana do Bebê Carioca e 2ª Semana da Educação Infantil


Fiquem muito atentos!

Está chegando a 3ª Semana do Bebê Carioca e 2ª Semana da Educação Infantil - 2013!!!

Nossa programação será intensa!

Já podem se organizar para o evento de abertura da Semana que será no dia 25 de agosto, no Parque Madureira, a partir das 9 horas.



Enquanto isso, ajudem a divulgar o vídeo com a Maria Paula, que conclama a todos a conversar com as mães que estão amamentando e que podem ser possíveis doadoras de leite humano.
De 25 a 30 de agosto de 2013.


Fonte: 
http://www.cap10smsdc.com/2013/08/3-semana-do-bebe-carioca-e-2-semana-da.html

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Curso Gratuito de Atualização em Diabetes

Curso Gratuito de Atualização em Diabetes



No dia 31/08/2013, irá ocorrer um curso de Atualização em Diabetes gratuito, Diabetes In Rio, que é organizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes.  O curso irá acontecer de 08 horas às 16 horas no Hotel Pestana em Copacabana.


No mesmo site se tem acesso a programação e maiores detalhes do evento que é para médicos e residentes, principalmente os clínicos.


Curso Introdutório

Curso Introdutório



No último mês, foi realizado mais um Curso Introdutório para Estratégia de Saúde da Família.  A coordenadora geral da atenção primária da AP 1.0 Carla Bianca participou do encerramento do curso apresentando o organograma da Secretaria Municipal de Saúde.  

Nesse último curso participaram os ACSs Júlia, Jéssica, Luciana, Thais, Marluce, Daniele, Reinaldo, Joelma e Kelly. Ao fim do curso, houve a entrega dos certificados e a confraternização dos participantes.

Veja as fotos:



Trabalho de divulgação do SESI EM AÇÃO

Trabalho de divulgação do SESI EM AÇÃO


Hoje, os nossos agentes comunitários além das suas atividades como agentes de saúde, realizaram um trabalho se divulgação do evento que irá acontecer sábado, dia 10/08, em nossa comunidade.

Eles realizaram a panfletagem e espalharam cartazes do evento SESI EM AÇÃO pelo bairro do Caju, intensificando essa divulgação nas escolas, associações de moradores, comércio de nossa comunidade.

Esse evento irá acontecer no próximo sábado e teremos a retirada da primeira ou segunda via de documentos (Identidade, CPF, Carteira de trabalho, título de eleitor, etc), inscrições para cursos do SENAI e SESC, ações de saúde (hipertensão, diabetes e saúde bucal), entre outras atrações.  O evento é uma parceria da Vila Olímpica Mané Garrincha, CRAS XV de Maio, CMS Fernando Antonio Braga Lopes e FIRJAN.

Não perca!!! E venha participar!!!

Veja algumas fotos da divulgação realizada na área da Equipe Safira pelas agentes de Saúde Claudenir, Luciana e Jéssica:


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Raio de Sol visita o Asilo Socorrinho

Raio de Sol visita o Asilo Socorrinho


A nossa Unidade realizou no ultimo mês uma Festa Julina que foi um sucesso com a presença de mais de 300 pessoas! Mas alguns  de nossos usuários não puderam participar como é o caso dos internos no Asilo Socorinho. Então surgiu a idéía de que nós fossemos até eles. E o Grupo de Idosos, o Grupo Raio de Sol foi até lá junto com outras pessoas de nossa Equipe e se apresentou levando a aqueles "velhinhos" um pouco de diversão e alegria. Foi um dia muito especial para cada um dos que puderam participar. Quando perguntamos se eles tinham gostado da festa, Dona Alzira (uma das internas) logo respondeu: Eu adorei! Passei até batom pra esperar vocês! O nosso desejo é que este dia tenha sido marcante na vida de cada um que participou deste evento e que tenhamos outras oportunidades de estar junto destas pessoas levando a eles mais alegria e leveza.

Veja mais fotos:



segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Campanha de Retirada de Documento e Promoção de Saúde.

Campanha de Retirada de Documento e Promoção de Saúde.



O CMS Fernando Antônio Braga Lopes em parceria com Instituto Pereira Passos, realizará no próximo dia 10 de Agosto das 9:00 ás 16:00hs uma campanha de retirada de documentos de identidade, CPF, Titulo de Eleitor e certidão de nascimento dos moradores do Caju na Vila Olímpica Mané Garrincha.

Promoveremos um grande evento!!! Tenda da Hipertensão com aconselhamento, aferição de nível pressórico, tenda da Diabettes, com orientações sobre a diabettes, aferição de glicemia capilar, tenda da saúde bucal, com orientações sobre a higiene bucal, aplicação de flúor e entrega de kits odontológicos e a tenda da prevenção do câncer de mama com o apoio da ABRAPAC!!! 

Haverá brincadeiras e gincanas para a criançada!! Garantimos informação e muita diversão!!!

Venha fazer parte desse encontro e aproveite a oportunidade para retirar a 1°ou  2° via de seus documentos!!!

Apoio:

Instituto Pereira Passas
CMS Fernando Antônio Braga Lopes
CRAS XV de Maio
Vila Olímpica Mané Garrincha



Ciclo de Debates Sobre Saúde Mental

Ciclo de Debates Sobre Saúde Mental



Acontecerá no próximo dia 07 este Ciclo de Debates com o Tema: Saúde Mental. Cada Unidade  de saúde deverá enviar  um profissional para cada sessão do Ciclo. 

LOCAL: Auditório da ABO - Rua Barão de Sertório, 75
Rio Comprido - Rio de Janeiro CEP 20261-050

Despedida Residentes

Despedida Residentes


Na última sexta-feira, a equipe do CMS Fernando Antônio Braga Lopes, realizou uma festa de despedida para nossa primeira turma de residentes de enfermagem obstétrica da UFRJ Jemima Fortunato, Carolina Costa Pacheco, Natália Bueno e Tatiana Freitas.  

Agradecemos pelo compromisso e responsabilidade para com a nossa unidade!!! De fato, vocês são diferentes e fizeram a diferença!!  Desejamos uma caminhada brilhante repleta de bons resultados e alegrias!!  Conte conosco e com a nossa casa!! Vocês ajudaram a escrever a história do CMS Fernando Antonio Braga Lopes! Que Deus esteja sempre com vocês!

Veja mais fotos:



Videobook Grupo de Gestante - Certificação de Unidade Amiga da Amamentação

Videobook Grupo de Gestante - Certificação de Unidade Amiga da Amamentação









No dia 29 de Julho de 2013, as 9:00hs da manhã, a equipe da OTICS Centro esteve no CMS Fernando Antônio Braga Lopes para gravação de um vídeobook sobre o grupo de gestantes, atividade esta, desenvolvida a cada 15 dias pelo CMS. Aproveitamos para informar aos nossos usuários que a unidade está trabalhando para receber a certificação de unidade amiga da amamentação!! 

Nosso próximo grupo de gestante será no dia 19 de Agosto de 2013 ás 9:00hs da manhã. 

Venha participar!!!



quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Novidades no CMS Caju!!!!!

Novidades no CMS Caju!!!!!




O CMS Caju tem novidades para nossos usuários!!!

Agora vocês podem fazer suas  marcações de sua consulta pelo email: saude.caju@gmail.com ou pelo telefone: 3890-3599.

Aproveite e não deixe de marcar a sua consulta!!!

Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
14133 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Carlos Seidl, 785 - Caju - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 3890-4323 | (21) 3860-5858

Tecnologia do Blogger.