quarta-feira, 21 de maio de 2014

Unidade Básica de Saúde x Unidade de Pronto Atendimento

   

Entenda a diferença entre Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA).  As UBSs são mais conhecidas como postos de saúde e estão sob o modelo de estratégia de saúde da família ou centros municipais de saúde, e tem como objetivo atender 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhar aos hospitais.  As UPAs são unidades de pronto atendimento e tem como objetivo atender casos de urgências, casos como acidentes, fraturas, infartos e AVC's.

Nas Unidades Básicas de Saúde, os cidadãos possuem consultas regulares, recebem acompanhamento, medicamentos, vacinas.  Geralmente, atendem uma determinada região. Assumindo a responsabilidade sanitária e o cuidado com as pessoas dessa região, priorizando as necessidades de saúde mais frequentes.  Além disso, há atividades de promoção e prevenção de saúde.

A Unidade de Pronto Atendimento é uma unidade fixa de urgência e emergência.  É um serviço de alta-complexidade e está ligada diretamente ao SAMU.  Na UPA, o paciente receberá o atendimento para estabilização do quadro clínico, não sendo uma unidade de internação.  Dependendo do estado de saúde do paciente ele será encaminhado para uma unidade de internação (hospital) ou volta para a unidade básica de saúde, onde continuará sendo assistido.


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Carlos Seidl, 785 - Caju - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 3890-4323 | (21) 3860-5858

Tecnologia do Blogger.